FOTO MACHADO



José Machado Dias, como aqui já foi narrado, estabeleceu-se em Ourinhos nos anos 1940, creio que na segunda metade dos anos 1940.
O seu estabelecimento,  denominado "Foto Machado",  localizava-se na Praça Melo Peixoto. Era o terceiro imóvel no trecho que se iniciava com as "Casas Pernambucanas" (não onde ela se encontra hoje, mas no extremo oposto), o prédio de um banco e em seguida o do Foto.
De tanto frequentar esse local nas noites em que meu pai para lá se dirigia após o jantar,  tenho a disposição de suas dependências na memória. 




Era um imóvel pequeno, com entrada pela  calçada. Havia um degrau que dava acesso às vitrines onde as fotos ficavam expostas. Quando se tratava de fotos de um baile ou de desfiles, elas eram coladas nos vidros das vitrines, tendo uma numeração para facilitar a escolha e a realização das cópias.

Por uma porta com moldura de vidro tinha-se acesso a um balcão que é esse visto na foto. Ele era rodeado de prateleiras repletas de fotos de casamento, primeira comunhão, de famílias, grupos de amigos, lembrança do Tiro de Guerra, etc.

À esquerda havia um corredor, que dava acesso  ao salão onde se faziam as fotos, à câmara escura onde os filmes eram revelados  e ao local onde as cópias eram retocadas.

Um mundo encantador para um guri de apenas três anos. Uma experiência inesquecível, sem falar da figura encantadora do dono do Foto, o seu Machado. 

A foto que ilustra esta narração é a de meu pai no início dos anos 1950. Ele se encontra no seu elemento: o mundo da fotografia,  com o braço recostado no balcão do Foto Machado.  

Foto de autoria desconhecida.

Comentários

Unknown disse…
Que linda a foto do seu pai !
Beatriz Albuquerque disse…
Zé Carlos
bom dia
muito interessante a foto e a história – seu pai e a fotografia – quando ainda era meio-mágica
(gostei de saber que o carvalho pinto também era seu candidato – ontem me perguntaram onde eu estava em 21 de julho de 69,
quando o homem chegou à lua –e era no aparamento dele em Brasilia – mas não tinha TV)

saudações
bia

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.