A FAMÍLIA ABUCHAM



Os  Abucham e Abujamra de Ourinhos, ao entrelaçarem-se, constituíram os dois maiores núcleos familiares sírios da cidade.
Os Abujamra chegaram primeiro, nas pessoas de Abuassali Abujamra, popularmente conhecido como Paschoal, Abdala, Ibrahim, Abrão, Salim e Kalil. Abuassali veio para Ourinhos na primeira década do século passado.
Pascoal casou-se com Matilde Abucham, a mais velha da família Abucham que morava em Tatuí.
Pouco a pouco os irmãos de Matilde começaram a vir para Ourinhos. O primeiro a chegar foi Antônio, que foi trabalhar com o cunhado "Paschoal", seguido por Tufy (“Casa Nortista” e “Móveis Regina”). Com a abertura do “Café Paulista”, na Praça Melo Peixoto, vieram os pais Zaki e Bacima e os filhos João e Júlio e as filhas Ida, Antonieta, Leila e Selma.
Zaki era originário da Síria, Kfeir, onde a família tinha plantação de azeitonas e criação de carneiros.
Por terem sido vizinhos de meu avô, na Rua 9 de Julho, conheci quase todos. Lembro-me do casal sentado na varanda da casa e do srº Zaki no seu passo lento indo em direção ao "Café Paulista", que marcou época na história da cidade, a duas quadras de sua residência.
Brinquei muito com o filho do Júlio e, em casa, comíamos coalhada graças à receita dada pela Antonieta. Selma foi colega de ginásio de meu tio Herculano. Com os filhos caçulas do Tufy, os gêmeos Ricardo e Regina, fizemos muito teatro de marionetes na casa do meu amigo Luiz GonzagaTone.
Pelos seus empreendimentos comerciais, os irmãos Zaki Abucham muito contribuíram para o desenvolvimento de Ourinhos.
Vemos aqui uma bela foto da família, por ocasião do casamento de Leila. Na ordem, em pé, a partir da esquerda:
1 – Aida
2 - Selma
3 - O noivo, Nadim Kappaz
4 - Julio
5 - Antonieta
6 - Tuffy
7 - João
8 - Antonio
Sentados:
1 - Bacima Abucham
2 – A noiva:Leila Abucham
3 - Zaki Abucham
4 - Matilde

Comentários

Anônimo disse…
José Carlos,

Agradeco esta homenagem à Familia Abucham e Abujamra, me emocionei muito com esta foto de meu bisavô Zaki e família.
Obrigada.
Abracos.
Olenka.