JOSÉ FERNANDES DE SOUZA (1923-1999), O BOMBEIRO PIONEIRO DE OURINHOS





 No Brasil, o dia 2 de Julho é consagrado aos bombeiros, esses profissionais dedicados  que, muitas vezes com o risco da própria vida,  tantos serviços têm prestado à comunidade.
A comemoração teve início no ano de 1954. Isso porque nessa data foi criado no Rio de Janeiro, no ano de 1856, o "Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, cujo primeiro comandante foi o major João Batista de Morais Antas.
Em Ourinhos, o Posto de Bombeiros, uma guarnição da Policia Militar, foi criado em 1969.
Antes mesmo da existência dessa guarnição na cidade, José Fernandes de Souza (1923-1999), que foi gerente da fábrica da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro - SANBRA -  por quase quarenta anos, foi o pioneiro no combate às chamas. 
O reconhecimento por seu trabalho nessa área deu-se em 1994, quando da comemoração dos  25 anos de existência do Posto de Bombeiros na cidade. Nessa ocasião foi dado o nome de José Fernandes de Souza à quadra de esportes da guarnição, tendo lhe sido conferidos o certificado de "DESTAQUE EM ATIVIDADES EMERGENCIAIS DE BOMBEIROS" e o trófeu, que é visto na foto
Ao Souza e aos Bombeiros a homenagem desta coluna.

Comentários

CRISTINA SOUZA disse…
Meu pai tinha muito orgulho de ter sido bombeiro voluntário e lutou com garra para formação do Corpo de Bombeiro de Ourinhos. Qdo recebeu o troféu ficou bastante emocionado como percebemos na foto."
Yeda T W Sorgi disse…
Bonita homenagem a um grande homem! Me orgulho muito de ter convivido com ele e D. Yvone por mais de 40 anos.Muito me ensinaram e muito me ajudaram!

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.