PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA DE OURINHOS

No período que envolve os anos de  1940 a 1960, era muito comum profissionais competentes em áreas técnicas, atuarem também como professores nos cursos técnicos e mesmo no ginasial e  secundário.
Assim aconteceu com o "Ginásio de Ourinhos", criado em 1939. A instituição de ensino contava  com dois advogados de renome no seu quadro de docentes: João Batista de Medeiros e Júlio dos Santos. 
Igualmente, a Escola Técnica de Comércio de Ourinhos, criada pelo professor Jorge Herkrath, antigo professor do "Ginásio de Ourinhos" , nos anos 1950, tinha em seu quadro docente profissionais renomados da cidade. A escola funcionava na Rua 9 de Julho, no prédio  onde hoje se encontra o Colégio Anglo. Na verdade esse sobrado havia sido construído na área reservada ao jardim da casa que lá existia, que fora residência do prefeito Benedito Martins de Camargo, nos anos 1930. 
O professor Jorge lá residia com sua família. Eram vizinhos de cerca de minha avó, que morava na rua 9 de Julho nº 102.
Anos depois, com o aumento da demanda por vagas, construiu-se outro sobrado nos fundos do terreno. 
Inúmeras turmas de  técnicos em contabilidade  foram formados nesse estabelecimento de ensino. Eu fiz parte de uma delas, a do ano de 1965. 
Dona Maria Francisca Herkrath, esposa do professor Jorge, foi ao longo dos anos seu braço direito nesse estabelecimento de ensino. Dona de um belo sorriso, meiga, teve uma vida longa, atingindo os 98 anos (faleceu em 2009).      
Nesta semana em que se comemora o "Dia do Professor" quero homenagear alguns dos meus professores da Escola Técnica de Comércio de Ourinhos: Luis Carlos Althoff, Carlos Nicolosi, Harugi Seno e Hermilo Tupiná (os dois últimos já falecidos) .

FOTO: Foto Machado







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.