IVONE DUARTE DE SOUZA (1923-2009)

A imagem que dela exibe essa foto é a primeira que minha memória registrou. Ela é de 1963, por ocasião do Baile de Debutantes de sua filha, Cristina. Nesse ano, eu começava a trabalhar na Sanbra como aprendiz de calculista. Ela era a esposa do gerente, José Fernandes de Souza, com quem eu tinha um contato próximo diariamente. O senhor Souza, tinha relações de amizade com meu pai por força do amor pela fotografia que ambos tinham. Era também amigo de meu tio Antoninho Neves que trabalhara com ele na época do "Moinho Santista" e de minha tia Maria Neves, telefonista da CTB. Minha tia Nim era uma espécie de cupido dos dois ao fazer rapidamente as ligações telefônicas entre os jovens noivos de 1947 - Souza e Ivone (Ourinhos-Bauru).
Após o casamento, em 1947, Ivone veio para Ourinhos. Ao lado do marido era uma das mais ativas rotarianas, sendo muito estimada em seu círculo de relações.
Quis a vida que nossos caminhos se cruzassem novamente nos últimos anos, graças à amizade que se estreitou entre Cristina e eu aqui em São Paulo e depois, em Ourinhos, onde ela foi morar novamente para estar perto da mãe. Nos últimos meses pude acompanhar o carinho e a dedicação de Cristina para com d. Ivone, acometida de uma grave doença.
Dona Ivone faleceu dia 4/7 ao lado da filha. Foi fazer companhia ao sr. Souza e ao filho José Artur (Zezo).

Comentários

Estive por aqui em visita ao seu blog! Abraços Ademar!!
Francisco Carlos Soares comentou:
Uma grande perda, dessas que serão sempre lamentadas.
Francis
Anônimo disse…

o zezo filho de dona ivone estudou engenharia em Itatiba sp nos anos 70?

Sim, o Zezo estudou em Itatiba nessa ocasião. Se quiser manter contato com a irmã dele, Cristina, o e-nail é:
Cristina Souza <crisdulume@gmail.com
Abraços.
José Carlos
Anônimo disse…

Obrigada José Carlos pela sua atenção mas pelo que pude averiguar ele não vive mais entre nós? Desde quando?
Sim, já faz muitos anos. Não me lembro exatamente o ano. Escreva para a irmã dele. Ela gostará de falar com você.