UM ATO DE FÉ CATÓLICO NO PASSADO DE OURINHOS

Clique sobre a foto

Há muitos anos eu desejava divulgar essa foto do passado de Ourinhos. Esperava poder indicar que momento foi esse e qual o local em que a foto foi tomada. 
A espera foi em vão, pois embora tenha na memória a casa que  aparece parcialmente na foto, e cujo o proprietário aparece parcialmente na varanda, não sei dizer onde ela se situava.
Foi uma ocasião importante, pois estava presente o Bispo de Botucatu sob o pálio carregado por paroquianos. Ele está parado olhando para a casa em questão
Com certeza a ocasião está compreendida entre 8 de agosto de 1937 e 20 de março de 1941.
Por que a certeza? Porque está presente à esquerda da foto o cônego Miguel dos Reis Mello,  que foi o pároco durante esse período. Ele foi sucedido pelo padre Eduardo Murante.
O Bispo de Botucatu era Dom Luiz Maria Sant'Anna (1886-1946)
Em primeiro plano se veem  senhoras da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, membros da Congregação Mariana e algumas integrantes das Filhas de Maria.
Ao fundo, creio que uma tuba se destaca, o que indica que a Banda Municipal seguia atrás do pálio. 
Fica aqui registrado esse testemunho de um ato de fé católico na cidade de Ourinhos.


Comentários

Regina disse…
Que legal encontrar esse blog, meus parentes são de Ourinhos e localizei uma foto onde meu tio Luiz Antônio Furlaneto aparece como goleiro. Parabéns pelo belo trabalho
Regina disse…
Meu pai conta uma história a respeito da inauguração do coreto da praça Melo Peixoto quando as andorinhas se assustaram com o som da orquestra que se apresentava e foi uma diarreia aviária sobre toda a plateia que estava na praça. Imaginem a correria!!!

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.