10.11.13

UM ATO DE FÉ CATÓLICO NO PASSADO DE OURINHOS

Clique sobre a foto

Há muitos anos eu desejava divulgar essa foto do passado de Ourinhos. Esperava poder indicar que momento foi esse e qual o local em que a foto foi tomada. 
A espera foi em vão, pois embora tenha na memória a casa que  aparece parcialmente na foto, e cujo o proprietário aparece parcialmente na varanda, não sei dizer onde ela se situava.
Foi uma ocasião importante, pois estava presente o Bispo de Botucatu sob o pálio carregado por paroquianos. Ele está parado olhando para a casa em questão
Com certeza a ocasião está compreendida entre 8 de agosto de 1937 e 20 de março de 1941.
Por que a certeza? Porque está presente à esquerda da foto o cônego Miguel dos Reis Mello,  que foi o pároco durante esse período. Ele foi sucedido pelo padre Eduardo Murante.
O Bispo de Botucatu era Dom Luiz Maria Sant'Anna (1886-1946)
Em primeiro plano se veem  senhoras da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus, membros da Congregação Mariana e algumas integrantes das Filhas de Maria.
Ao fundo, creio que uma tuba se destaca, o que indica que a Banda Municipal seguia atrás do pálio. 
Fica aqui registrado esse testemunho de um ato de fé católico na cidade de Ourinhos.


2 comentários:

Regina disse...

Que legal encontrar esse blog, meus parentes são de Ourinhos e localizei uma foto onde meu tio Luiz Antônio Furlaneto aparece como goleiro. Parabéns pelo belo trabalho

Regina disse...

Meu pai conta uma história a respeito da inauguração do coreto da praça Melo Peixoto quando as andorinhas se assustaram com o som da orquestra que se apresentava e foi uma diarreia aviária sobre toda a plateia que estava na praça. Imaginem a correria!!!