COLÉGIO SANTO ANTÔNIO DE OURINHOS


A criação do Colégio Santo Antônio em Ourinhos deveu-se a uma ação do prefeito  Cândido Barbosa Filho, ainda antes de sua eleição, quando foi a São Paulo fazer a proposta para a Congregação das Irmãnzinhas da Imaculada Conceição, em 1947.
 As freiras que vieram para Ourinhos  criaram os primeiros cursos num barracão existente na rua São Paulo, enquanto a edificação do prédio se iniciava.
Com cinco anos de idade, eu ingressei (1953), já no prédio recém construído,  no "Jardim de Infância", onde  tive como professora  irmã Virgínia. No ano seguinte, fiz o Pré-Primário, com a  irmã Esmeralda. Foi uma ótima professora e me alfabetizou. Visitei-a já aposentada, no Lar das Senhoras Católicas em São Paulo, no final dos anos 1960.  



Numa entrega de diplomas, vemos a saudosa Irmã Celestina, o professor Norival Vieira da Silva, padre Duílio Liburdi e o inspetor federal Salem Abujamra .




(Clique sobre a foto)

Nessa foto de desfile, publicada originariamente no blog de Wilson Monteiro (http://monteirowilson.fotoblog.uol.com.br), vemos as alunas do Colégio num desfile de Sete de Setembro. O uniforme da jovens, apesar de tratar-se de um modelo severo, é muito  elegante, convenhamos. O chapéu lhe conferia um toque todo especial. Quem teria sido o seu criador? Irmã Vivalda saberia nos dizer com certeza.
Também na foto se vê com detalhes o hábito das freiras, preto, com uma faixa azul na cintura, da qual se desprendia um rosário. Muito elegante também.
A  foto foi tirada na Praça Melo Peixoto, nos anos finais da década de 1950, provavelmente em 1957, pois se vê num dos prédios à direita uma propaganda do prefeito recém-eleito, José Maria Paschoalick. O primeiro edifício de Ourinhos, obra do arquiteto Toshio Tone, aparece ao fundo. À direita também se vê a Livraria Thomé.  
Nesta outra foto vemos as meninas do curso primário do Colégio. A primeira da fileira é Amélia Toloto.

(Clique sobre a foto)

Na outra foto, por Francisco de Almeida Lopes, são vistos alunos do Colégio, em 1953:
José Carlos Neves Lopes (com boné), Rosa Maria, Nilson Costa, Élcio (Selaria São Luiz), Gaino, o filho mais velho do Del Ciel, Reinaldo Abucham (com chapéu). 

(Clique sobre a foto)

    

Comentários

Eliana Martini disse…
Eliana Martini:
Eu estudei minha vida toda lá ,mais como nasci em 1960 ,entrei no jardim da infância em 1965
Cristina Souza disse…
Cristina Souza
Bonita lembrança do Colégio Santo Antônio. No uniforme do dia a dia havia também um botton ou broche com as iniciais do colégio.
José Carlos Neves Lopes disse…
Exatamente, boa lembrança.
tiavonete disse…
NA FOTO DO DESFILE, A PRIMEIRA NA FILEIRA DO CENTRO, É MARIA DE LOURDES CARVALHO... GRANDE ATLETA.
E... posso estar enganada a portabandeira é uma Chiaradia,(acho q Maria Lúcia) irmã da Mariinha Ferrari.
(o chapéu caia, era necessário segurá-lo.)

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.