'"A VOZ DO ESTUDANTE", ÓRGÃO DO GERB DO IEHS - OURINHOS

Nos anos 1950 e  1960, as escolas estaduais tinham um órgão de representação estudantil  muito atuante, os chamados "Grêmios Estudantis", que foram desaparecendo ou perdendo sua expressão ao longo dos governos militares.
O Instituto de Educação Horácio Soares tinha o GERB - Grêmio Estudantil Rui Barbosa, que remontava aos anos 1950.
Esse Grêmio chegou a  ter um jornal denominado "A Voz do Estudante" que aqui vemos na sua edição nº 4, uma edição especial de agosto de 1965.
Na sua direção estavam dois  contemporâneos meus : Mario Aparecido Vascão e Gabriel Antonio Marão. Os orientadores eram os profs Osvaldo Perino e Ivany Gomia.
Tratava-se de uma edição comemorativa do "Dia da Escola" - 5 de agosto. Isso porque deu-se nessa data a instalação do Ginásio Estadual de Ourinhos - 5/8/1948, criado pela Lei nº 75 de 23/2/1948. 
Nessa edição vamos encontrar uma mensagem do diretor da escola, profº Alcides Ximenes; um elucidativo artigo sobre a criação do ginásio estadual; a Atado lançamento da pedra fundamental do Ginásio de Ourinhos, em 1939; a criação do curso colegial em 1953; a relação dos diretores de 1948 a 1965 e o Relatório da Comissão de Literatura.
Enfim trata-se de um documento muito importante sobre a educação em Ourinhos.
Clique sobre as páginas abaixo:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.