O CLUBE ATLÉTICO FERROVIÁRIO - OURINHOS



O futebol teve dias de glória no passado ourinhense. Os dois mais famosos e rivais foram o Clube Atlético Ourinhense (1919) e o Esporte Clube Operário (1920). Dois outros que também brilharam foram o  São Paulo-Paraná Futebol Clube  (1937) e o Clube Atlético Ferroviário, seu sucessor, já no tempo da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina.


Clique sobre a foto



Esta foto nos mostra o time do Clube Atlético Ferroviário, num dia de jogo.
Atrás dos jogadores estão duas madrinhas e alguns ferroviários entre os quais identifiquei Rubens Prado  e Jairo Correia. 
O último agachado à esquerda, o famoso técnico e garçom nas horas vagas, Salvador.
Passo  a tarefa de identificar os jogadores e demais ferroviários para o  meu colega professor Carlos Lopes Bahia, estudioso do futebol ourinhense.
Carlos foi a campo e identificou a quase totalidade. Segue abaixo o resultado do seu trabalho, pelo qual agradeço:


Inicialmente houve dificuldade na identificação, mas ampliando foi possivel reconhecer a figura do Antonio Barbosa, conhecido como Nego no penultimo jogador agachado. Nego era irmão mais velho de Nelson Barbosa que foi profissional no C.A. Ourinhense.


 







 Rubens Prado


























Foto por Francisco de Almeida Lopes

Comentários

1- O primeiro time de futebol a representar os ferroviários em Ourinhos foi o do SPP;
2- Com a saida dos ingleses o time do SPP desapareceu e a ferrovia passou a integrar o sistema Paraná-Santa Catarina. Os ferroviários de Ourinhos, que ficava no estado de São Paulo resolveram então fundar a A.A. Paulista em 1946. Seu campo ficava em terras da familia Sá onde hoje está a praça erroneamente chamada de praça da vila Margarida.
3- Em 1956 o prefeito José Maria Paschoalik acabou com o campo construindo no local um parque infantil. Desaparece a A.A. Paulista. Os ferroviários criaram então o C.A. Ferroviário que treinava quando possivel em um terreno logo após o pontilhão que dá acesso a av. Rodrigues Alves e realizava seus jogos no antigo campo do Operário ou da Sanbra ou o proprio estadio do C.A. Ourinhense. O time fazia jogos nas cidades vizinhas, disputou o varzeano em Ourinhos. Era um esquadrão de elite, mas não se tem noticias de titulos conquistados.

Carlos Lopes Baia.
Anônimo disse…
Prezado Sr. José Carlos:
Gosto muito e sou assíduo leitor de seu blog. Toda a minha família é Ourinhense, mas atualmente somente dois de meus irmãos moram em Ourinhos. Meu pai, Oswaldo da Silva Guardiano, aparece na foto acima. Ele está em pé e é o terceiro após o Sr. Jairo Correia, está atrás de um senhor de cor. Meu pai trabalhou como ferroviário em Ourinhos de 1935 até 1958 quando se transferiu para a RVPSC em Curitiba, sendo que se aposentou pela Rede (RFFSA) em 1973. Meu pai faleceu em 2004, em Ctba. Meu irmão Francisco mora em Ourinhos e é casado com a Sra. Zélia C. Guardiano (filha do Sr. Jairo Correia). Obs.: tenho muitas fotos antigas de Ourinhos (guardadas pelo meu pai) podendo remetê-las. Um grande abraço. Herminio S. Guardiano. Itajaí/SC
Caro Hermínio, obrigado pelo seu comentário. Se puder mandar-me algumas fotos, as receberia com prazer, utilizando-as no blog. Meu endereço é: José Carlos Neves Lopes - Rua Frederico Abranches, 167,aptº 141 - São Paulo - SP 01225-001.
Abraço.
José Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.