HOMENAGEM AOS FERROVIÁRIOS



Com a encampação da Companhia Ferroviária São Paulo Paraná, em 1944, o Governo Federal criou a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina - RVPSC, resultante de várias  ferrovias que existiam desde o final do século XIX, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Essa ferrovia, com a Lei Federal 3.115, de 16/3/1957 passou a integrar a Rede Ferroviária Federal. Com a privatização das ferrovias, em 1997, o trecho da RVPSC passou a integrar a América Latina Logística.
A RVPSC tinha um belo logo.

 

Num determinado momento dos anos 1960, meu pai reuniu esse grupo de ferroviários de Ourinhos (pessoal de linha, que "dava duro" na manutenção da malha) para uma foto tendo ao fundo vagões da RVPSC.


Foto por Francisco de Almeida Lopes    

Comentários

Sergio Bueno disse…
Boa tarde José Carlos.
Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelas excelentes matérias que você tem veiculado no Jornal Folha de Ourinhos na Coluna intitulada "Recordando...", a qual leio todas as semanas. É um trabalho de informação muito valioso, pois documenta com fotos e textos, estes de muito boa qualidade, a história de Ourinhos.
Sou ourinhense. Lendo a matéria desta semana, no jornal do dia 28 de agosto de 2011, página 09, deparei-me com uma foto de autoria de seu pai, na qual registrou um grupo de ferroviários de Ourinhos, ligados ao trabalho pesado de manutenção da malha viária.
Na coluna você informa que não tem os nomes dos fotografados. Como eu tinha um tio que trabalhava na ferrovia por aquela época e justamente no tipo de trabalho que você indicou, olhei atentamente para a foto e nela o encontrei. Trata-se de ANTONIO ROIZ MARTINS, casado com uma irmã de meu pai de nome APARECIDA BUENO ROIZ, ambos já falecidos. Na foto ele aparece em pé, de camisa clara, sendo o quarto da direita para a esquerda, com a cabeça coincidindo com o final do vagão que está atrás dele.
Meu tio, ANTONIO ROIZ MARTINS, era irmão de JOSÉ RUIZ MARTINS (é Ruiz mesmo), também já falecido, que era conhecido pela alcunha de Zéquinha, jogador de futebol em sua juventude, tendo jogado, inclusive, no Coritiba Futebol Clube.
Espero que esta minha participação contribua para a montagem completa da foto em questão.
Abraços e boa sorte!
Sergio Bueno, Ourinhos, SP, Brasil
Olá josé Carlos, tdo bem?
Meu nome é Richerly e eu estou realizando um trabalho sobre a catedral de Ourinhos. Sou estudante de História e meu TCC será sobre a igreja ourinhense. Gostaria de saber se o senhor poderia me achar de alguma forma a encontrar documentos como fotos e pessoas que possam me falar sobre a época da construção da Catedral.
desde já, muito obrigada.
Atenciosamente, Richerly Casini
Contate-me pelo e/mail neveslopes7gmail.com. Estou em ferias quando retornar te escrevo.
Jose Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.