DRº WALLACE MORTON

Nada há em Ourinhos que registre a memória desse engenheiro inglês que viveu em Ourinhos por cerca de 15 anos, a quase totalidade deles como superintendente da Companha Ferroviária São Paulo-Paraná. Imerecidamente, porque pela sua posição e pelo fato de ter sido o maior empregador da cidade, nesse período, deveria ter pelo menos uma rua com seu nome. Isso sem falarmos no fato de ter sido um bom patrão, bastante popular entre todos os que trabalharam nessa ferrovia, além de ter se integrado ao cotidiano dessa pequena cidade do interior paulista, participando do Rotary Clube local, da direção de clubes de futebol e da comissão responsável pela fundação da Santa Casa de Misericóridia. Uma passada d'olhos nas edições de "A Voz do Povo" desse período dá um amostra de sua convivência franca com o cotidiano de Ourinhos. Meu pai e seus primos Benedito Monteiro e Carlos Eduardo Devienne, que trabalharam sob seu comando, o admiravam muito. No livro "Ourinhos - memórias de uma cidade paulista", o jornalista Jefferson Del Rios narra alguns fatos interessantes que mostram o quanto era um homem simpático. Fato comprovado pelo sorriso franco estampado na foto aqui publicada, feita após uma partida de tênis, esporte que muito apreciava e difundiu.
Sua esposa Marjorie faleceu em São Paulo, e lá foi enterrada (início dos anos 1940).
Após a encampação da ferrovia, em 1944, retornou à Inglaterra, onde faleceu em 1986. Num relato que fez , pouco tempo antes de seu falecimento, sobre sua experiência em Ourinhos (publicado em parte no livro citado acima), ele conclui:
"Com orgulho, posso dizer que nos anos de 1932 até 1944, em que eu era superintendente da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, se a operação da estrada foi um grande sucesso, foi devido à leal cooperação e dedicação ao trabalho que recebi de todos os empregados da estrada, e a todos devo o meu sincero muito obrigado".
Comentários
http://jafogandooganso.wordpress.com
Nesse espaço o Rio de Janeiro é apresentado pela cultura, curiosidade, personalidades, áreas de lazer e entretenimento.
Visite e comente, tá?
Guará Matos-Editor.
Você tem alguma foto da d, Marjorie?
José Carlos
Cida Gabriotti