A "BANDEIRA CIDADE DE OURINHOS", 1940.


Em 1º de setembro de 1940, partia de Ourinhos um grupo de jovens em direção ao rio Paraná até o porto de Guaíra, na divisa com o Paraguai. Os participantes dessa expedição, denominada “Bandeira de Ourinhos”, tinham como objetivo estudar as riquezas do Brasil desconhecido. Chefiava-a o profº José Maria Paschoalick, do Grupo Escolar local. O percurso foi feito por canoa seguindo as margens do rio Paraná.
"A Voz do Povo" 14-9-1940
Bandeira Cidade de Ourinhos

Foi muito festiva a sua passagem por Salto Grande. Conforme noticiamos em nossa edição passada, os componentes da Bandeira «Cidade de Ourinhos» daqui partiram no dia l.o do corrente mês para a sua arrojada viagem até Guaíra, ponto final da jornada. Daqui até a cidade de Salto Grande, foram os mesmos acompanhados pelo sr. Horacio Soares, digno e esforçado prefeito municipal desta cidade. Chegando a cidade de Salto Grande, pelas 16 e meia horas, grande massa popular aguardava-os na piscina do Esporte Clube Paranápanema para recebe-los festivamente ao pipocar de foguetes e tiros de morteiros.
Nessa ocasião falou, saudando os saltograndenses, o prof. José Maria Paschoalik, chefe da bandeira. Respondeu-lhe, dando as boas vindas, o nosso inteligente colega jornalista sr. Miguel Farah, que fez um brilhante improviso, rico na forma e em palavras eloquentes disse do significado daquela arriscada aventura, terminando dirigindo palavras de carinho ao nosso prefeito sr. Horacio Soares, pelo estimulo e conforto material e moral que emprestava á nossa bandeira, que, estamos certos, elevará bem alto o nome de Ourinhos"


O retorno dos “bandeirantes’ ocorreu no dia 27 de setembro, ocasião em que foram recepcionados à noite, no “largo do jardim”, com um comício público no qual falaram o prefeito Horácio Soares, o profº José G. de Matos, do ginásio local e, em nome de Salto Grande, o jornalista Miguel Farah. Pela “Bandeira”, agradeceu o professor Paschoalick.

Francisco de Almeida Lopes fotografou a partida da expedição para a memória de Ourinhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.