OS 60 ANOS DA FORMATURA DE NORMALISTAS OURINHENSES


Neste ano de 2017, duas turmas de normalistas ourinhenses comemorarão 60 anos de formatura. 


Fonte: Acervo digital Tertuliana


A turma do Colégio Estadual e Escola Normal Horácio Soares, uma das primeiras do Curso Normal estadual instalados em finais dos anos 1940.


Fonte: Acervo digital Tertuliana

A outra da Escola Normal Livre Imaculada Conceição, do Educandário Santo Antônio, das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, talvez a primeira turma.



Fonte: Acervo digital Tertuliana


Da turma do colégio estadual destaco quatro integrantes:  Ana Dora de Almeida, Antonia Dupas, Emery Farah, e Luciano Correia da Silva. Ana Dora foi minha professora na quarta série do curso primário;  com Antonia Dupas  convivi no período de instalação da biblioteca do Grêmio Recreativo de Ourinhos, obra de Mário de Oliveira Branco; Emery Farah, é hoje  uma das responsáveis pelo jornal Folha de Ourinhos, do qual sou colaborador há mais de 15 anos; Luciano Correia da Silva foi meu professor de Língua Portuguesa no curso ginasial e no curso téccnico de contabilidade.
Com certeza a maioria dos  integrantes dessas duas  turmas dedicaram-se ao magistério,  sendo responsáveis pela alfabetização  de inúmeros ourinhenses e de crianças de outros municípios vizinhos.
Na foto abaixo, se veem alunos do Colégio Estadual e Escola Normal Horácio Soares desfilando em 7 de setembro de 1957
(na confluência da Avenida Altino Arantes com a Rua Antonio Carlos Mori). Destaque para o aluno Luciano Correia da Silva que vem à frente portando a bandeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.