JOVENS E A PRAÇA MELO PEIXOTO NOS ANOS 1940




Esta foto foi tirada na Praça Melo Peixoto, em 17-11-1941. Nela vemos dois jovens sentados na mureta do tanque de areia que havia na praça e destinado a crianças. São eles dois funcionários da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná: à esquerda, Alberico Albano (Bio) e, à direita, Cyro Teixeira Tucunduva.
Bio Albano, de antiga família ourinhense, foi um excelente jogador de futebol, tendo integrado os times da SPP e do Operário. Com a encampação da SPP em 1944, Bio foi trabalhar na empresa Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, onde se aposentou. Elegeu-se vereador na primeira legislatura após o Estado Novo.  
Cyro Teixeira Tucunduva  foi  funcionário da Contadoria da SPP (Piraju/SP, em 22/6/1919 e faleceu em Londrina/PR em 22/7/2002). , Era filho do dentista Lino Tucunduva, que tinha consultório na Rua 9 de Julho.Em 1943, Cyro mudou-se para  São Paulo, onde constituiu famíia em 1947. Era contabilista.
Sempre gostou muito de esportes (basquete e futebol), sendo também colunista esportivo de jornais de algumas cidades onde morou.
Como outros tantos da família (a começar do pai, Lino Tucunduva, que tocava flauta), sua grande paixão foi a música, especialmente música popular brasileira, destaque para o Choro; compunha letras de música, tocava violão e cavaquinho, fundou grupos regionais de música, participou de conjuntos regionais de Choro, que se apresentavam em programas de rádio." (Depoimento de sua filha Yara Silvia Tucunduva)



Na primeira foto, jovens posam no Coreto da Praça Melo Peixoto. No último degrau, ao centro, estão os jovens Philemon de Melo Sá e Cyro Teixeira Tucunduva


Na segunda foto, um grupo de amigos posa para foto na Praça Melo Peixoto, tendo ao fundo a Igreja Matriz em um dia de festividades, nos idos dos anos 1940. O primeiro à esquerda é José Facini Bassi, o Zé Facini, irmão de Nair Cury e Irene D'Andrea. Foi casado com Anair Ferreira. Era sobrinho de Américo Facini proprietário da primeira lotérica da cidade, "A Vencedora", na esquina da Praça Melo Peixoto com Altino Arantes.

Na terceira foto, vemos amigos tendo ao fundo a Igreja Matriz, na Praça Melo Peixoto. Também se trata de foto da primeira metade dos anos 1940. Sentado, o terceiro da esquerda para a direita, é Cyro Teixeira Tucunduva e, ao seu lado, Philemon de Mello Sá, que foi casado com Adba Abujamra. Philemon, lavrador, foi um dos fundadores (1946) da Cooperativa dos Lavradores de Ourinhos. Na ocasião da foto, Philemon era estudante de agronomia em Viçosa, Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.