O ADEUS A NICE NICOLOSI CORRÊA (1931-2016)





Sua origem familiar remonta aos primórdios de Ourinhos,  neta de Henrique e Emília Tocalino e  filha de Narciso Nicolosi Júnior (Seu Zico) e Alzira Tocalino. 



Seu irmão Carlos foi meu professor na Escola Técnica de Comércio de Ourinhos,  e fomos vizinhos, na Rua Arlindo Luz,  de sua irmã caçula, Nanci, que foi casada com Alberto Santos Soares, Bertico.
Nessa ocasião,  conheci também sua mãe Alzira, de quem gostávamos muito
Fomos praticamente vizinhos de Nice, que morava a uma quadra de nossa casa na Rua Rio de Janeiro.
Nosso contato mais próximo deu-se a partir de uma visita que lhe fiz para obter informações sobre seu avô, Henrique Tocalino. A predileção pela música clássica, que aflorou na conversa, acabou nos aproximando.
A partir daí, todas as vezes que ia a Ourinhos visitar minha mãe, passava em casa de Nice à tarde para levar-lhe gravações em cd e vídeo de música clássica
Sempre foi muito agradável estar em sua bela casa, obra do arquiteto ourinhense já falecido,  Toshio Tone. À exemplo de  outra casa de concepção de Toshio, a de Antônio Ferreira Batista (nosso vizinho na Arlindo Luz) ,ela tem uma ampla sala  na frente, seguida pela copa/cozinha e pelos quartos no fundo. A sala tem um pé direito enorme, que lhe dá um toque todo especial. Destaca-se nesse cômodo o piano que foi de seu pai. do pai de Nice.
Nice foi a aluna predileta do maestro Andolfo Galileu, o mestre de capela da Igreja Velha, que disse ter ela todos os requisitos para se tornar uma concertista.
O destino traçou um outro caminho para Nice. O amor por Antonio Carlos Corrêa falou mais forte, e uma união que durou mais de cinquenta anos  foi o caminho que ela seguiu. 
Formaram uma bela família, premiada  com muitos netos e netas, todos seguindo caminhos que trouxeram orgulho para  os avós.

Nice e Antonio Carlos

Mas Nice não abandonou o piano, tornou-se  professora do instrumento como o Mestre Galileu, e uma professora de que Ourinhos deve ser  orgulhar, por ter formado muitos alunos na Escola de Música, que ela tanta amava.
Participou também da formação de uma sociedade musical o Grupo de Amantes da Música.
Andolfo Galileu


Além desse talento musical, Nice herdou o dom culinário que é  uma tradição na família Tocalino, atingindo já a terceira  geração. Nas visitas que lhe fiz, tive o prazer de experimentar seus doces, geleias e conservas deliciosas.
Nice partiu deixando uma bela lembrança no coração  de todos os que com ela conviveram, e um exemplo de esposa, mãe, avó e mestra.
A municipalidade de Ourinhos lhe deve uma homenagem

Comentários

Ítalo Ferrari Ferraz disse…
Amigo Carlos Neves As vezes vc me leva as lágrimas com suas recordações do passado de nosso querido \ourinhos. \nota 10 com louvor pra vc. Li sobre a irmã do Carlos \nicolosi que foi meu merido professor e segundo pai. \obrigado por vc ser o que é Forte abraço carinhoso.
Ítalo Magnus Ferraz

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.