O PRIMEIRO NÚMERO DA "TRIBUNA ESCOLAR" (1-11-1958)






Era uma publicação de natureza exclusivamente educacional, com circulação quinzenal,  de propriedade da Indústria e Comércio Silvano Chiaradia Ltda. 
A redação e oficinas localizavam-se na Rua 9 de Julho, 482 (ao lado do Cine Ourinhos), ou seja onde Silvano Chiaradia tinha a sua loja "A Cidade de Ourinhos" e tipografia. 
O diretor gerente do jornal  era o marido da professora Dalila (Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá), Diomar Antonio de Souza, e tinha como  diretor responsável  o professor Norival Vieira da Silva. Os  redatores eram o professor Rafael Orsi Filho, inspetor escolar da 35ª Zona, de Ourinhos, e meu primo José Luiz Devienne.

José Luiz Devienne (1956)



Uma das matérias do primeiro número foi PESQUISA SOCIOLÓGICA EM VILA NOVA - OURINHOS , que continha este quadro:



Outra matéria desse número, fez-me relembrar  um programa de rádio de que éramos fãs em nossa casa, transmitido  pela ZYS7 - Rádio Clube de Ourinhos, a  HORA DO ESTUDANTE e que ia ao ar às segundas feiras, às 20 horas. O horário fora oferecido graciosamente pelo diretor da emissora, Celestino Bório Júnior ao Grêmio Estudantil "Rui Barbosa", do Instituto de Educação Horácio Soares.

O jovem José Carlos Marão
Foto Sakai

A orientação do programa cabia ao  professor Norival Vieira da Silva, e os locutores eram  os alunos José Carlos Marão, do 2º ano científico e Maria Rita Otero, do 2º ano Normal. O programa tivera início na semana da Pátria e já contava com 14  apresentações. Entre os seus quadros, o mais famoso chamava-se  PERGUNTAS E RESPOSTAS 




Infelizmente, acredito que não exista  a coleção completa dessa publicação. Somente tenho conhecimento de dois números do ano de 1958.
Se alguém dispor de algum exemplar, seria importante que o disponibilizasse para o museu da cidade.
Este exemplar pode ser lido na íntegra em Tertualiana  http://www.tertulianadocs.com.br/

Comentários

José Luiz Devienne disse…
Jose Luiz Devienne Vejam so já se passaram 58 Anos da publicao da tribuna eacolar no programa da radio da hora do estudante eu participava muito nas perguntas e respostas que eram feitas pelo saudoso professor Norival sobre notícias de jornais eu era craque acertava a maioria das vezes.A foto que apareco de terno branco nas escadarias do Grêmio do na festa de formatura da quarta série não tomei parte porque fiquei em segunda época em Matematica. Também curti a foto do meu grande amigo Marao estava novinho fomos grande parceiros de festas estudos de jogar um pif-paf na casa do Carlos ostronoff

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.