1959 - UMA FOTO APÓS O DESFILE DE SETE DE SETEMBRO





Esta foto foi do primeiro desfile dos alunos que ingressaram no Instituto de Educação Horácio Soares, após terem sido submetidos ao exame de admissão que se constituía  de  provas orais e escritas!
A prova oral de matemática era realizada na lousa, com problemas passados pela professora titular Maria Teresa Caetano de Carvalho.
Tenho na memória até hoje uma cena que eu e meu amigo Luiz Gonzaga Tone presenciamos naquele dia de 1958. Estávamos caminhando pelo páteo aguardando a chamada para o exame de matemática, quando passamos pela porta aberta da sala do exame. Lá estava à lousa padecendo com a resolução de um "carretão" Elisabete Capato, tendo ao lado uma professora não muito paciente arguindo-a com certa irritação.
Enfrentamos exames orais (com banca) e escritos até a terceira série do ginásio. Na quarta série já estávamos submetidos à égide da nova legislação de ensino, a Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
No regime antigo, tanto o exame escrito e o exame oral eram realizados com o sorteio de pontos que tínhamos que discorrer. Nada de questões com alternativas  como há hoje.
Bem, retornando ao desfile, meu pai, que habitualmente no dia 7 de setembro saía de casa logo cedo com a máquina a tiracolo para fotografar o desfile a serviço do Foto Machado, reuniu um grupo de alunos para uma foto conjunta, a qual ilustra esse artigo. Nela estão alunos de todas as séries. Da minha turma de primeira série estão na primeira fileira agachados:
1- Laércio Cubas da Silva, 2 - José Agostinho Gabrioti, 3 - José Carlos Neves Lopes, 5 - Mário Aparecido Vascão, 6 - Licínio Fantinati
Logo atrás, com meia cabeça aparecendo 1- Auro Tanaka, 2 - José Rubens de Freitas Oliveira, 3 - Marinho Brandimarte. Na primeira fileira em pé, bem no centro, Julinho Carriça Correa.  No canto direito, aparece o rosto de Valter Brandimarte. Quanto aos demais, a memória não gravou os os seus nomes. Bem atrás aparece o casal Reinaldo de Azevedo e esposa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.