O ESCRITÓRIO DA COMPANHIA FERROVIÁRIA SÃO PAULO-PARANÁ EM OURINHOS


Em 1930, a Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, de capital inglês iniciava a sua  expansão pelo Norte do Paraná.
O núcleo inicial do escritório foi estendido e novos empregados contratados. Esta foto mostra alguns dos primeiro empregados.


Francisco de Almeida Lopes é o que está com gravata borboleta. Também estão no grupo Hermínio Socci (chefe de tráfego), Carlos Eduardo Devienne (chefe de movimento), Benedito Monteiro (contador), Osvaldo Pareto (chefe do escritório), Heitor Dias Negrão,e Rolando Vendramini (o garoto de calça curta),e Hercília Bugeli, a primeira mulher   a  trabalhar na empresa, Castorino Ferraz, Olímpio Moraes, Dirceu Viana.



Nesta outra tomada, o segundo da esquerda é o engenheiro Wallace Morton, recém chegado da Inglaterra, e que assumiu a superintendência a partir de 1932. O engenheiro Morton integrou-se no dia a dia da cidade, vindo a ser um dos fundadores do Rotary Clube de Ourinhos. Exerceu uma administração dinâmica e incentivando a prática de esportes entre os empregados da ferrovia: tênis, futebol e basquete.



Estas duas fotos são de finais dos anos 1930. No grupo estão: Américo Granato, Flávio de Menezes, José Luiz Del Ciel, Chiquinho Saladini, Aristides Silveira, Rolando Vendramini e Teobaldo Costa.


Aqui vemos Alberico Albano, Oswaldo Cardoso, Isaltino Menezes, Olímpio Morais, Dirceu Viana, Chiquinho Saladini, Castorino Ferraz, Edu  Azevedo, Francisco de Almeida Lopes, Dirceu Corrêa, José do Nascimento, Orlando Albano, Santo Perino, Euclides Colino



Nesta foto vemos um dos departamentos do escritório.

Comentários

Anônimo disse…
Oi.
Meu nome eh Amabile.
Sou neta do falecido ferroviario Andre Esteves Lopes.
Vi q se interessa por fotos antigas d Ourinhos.
Alem d ter varias fotos tenho carteira profissional do meu avo com registro na Rede Ferroviaria.
Se vc se interessar meu face eh. Amabile de Fatima Mamadi.
Eh q nao sei como mandar pra vc.
Amei seu Blog
Obrigada.

Obrigado Amabile, entrei em contato com você pelo blog.
José Carlos