OURINHOS A CAMINHO DO CENTENÁRIO: A PRAÇA MELO PEIXOTO NOS SEUS PRIMEIROS ANOS


Por ocasião da inauguração da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus (1921), a atual Praça Melo Peixoto, nada mais era que um descampado, como podemos ver pela foto abaixo:
 

Quem foi Melo Peixoto?
João Batista de Melo Peixoto, (1856-1915), natural de Guaranhus, Pernambuco, formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife. Iniciou sua carreira jurídica no estado natal, transferindo-se depois para o Sul. Sob o regime republicano, foi nomeado Secretário da Justiça em 1895. Elegeu-se senador estadual em 1900, tendo exercido também outras secretarias de estado.
Desconhece-se o ato formal que deu seu nome a uma praça em Ourinhos. 
Em 1927, o largo que ficava em frente a Matriz já tinha a denominação de Praça Melo Peixoto. Logo após a Revolução de 1930, a praça recebeu outra denominação, homenageando João Pessoa, um dos líderes desse movimento. Após a Revolução de 1932, a denominação foi mudada para Praça da Bandeira, retornando ao nome original logo em seguida.
A inauguração de um coreto na praça em 1927, levou a administração municipal a cuidar do seu paisagismo.
A foto abaixo, muito provavelmente de 1929, nos mostra a existência de algumas árvores no local, inclusive uma paineira que ainda existe, creio (Rua São Paulo):



Conforme registro pela imprensa local, creio que o primeiro administrador municipal a dar à Praça um aspecto mais condizente com a sua condição foi o médico drº Theodureto Ferreira Gomes. Era um clínico muito competente e estimado. 
Com o Partido Republicano desalojado do poder após a Revolução de 1930, São Paulo viveu um período de instabilidade política que acabaria desaguando na Revolução de 1932.  A cada mudança no governo do estado, mudavam-se também os prefeitos municipais. 
Em 11 de março de 1931, foi nomeado prefeito municipal, o médico Theodureto Ferreira Gomes.




Pela leitura do jornal local, "A Voz do Povo", constatamos que administração Theodureto foi bastante operante.
O novo prefeito cuidou, entre outras coisas,  da criação de uma banda municipal que daria vida à praça ao realizar concertos no coreto.  O responsável pela organização da banda foi o maestro Américo de Carvalho. 
Igualmente cuidou o prefeito  do arruamento da praça e da formação de canteiros. 



Hoje, das 19 ás 20,30
horas haverá no Jardim, um concerto pela Banda Mu­nicipal, que obedecerá ao seguinte programma :
1ª. PARTE
Santa Cruz — dobrado;
Longe dos olhos— valsa;
Canja á carioca — samba;
Garibaldi in Caprera — symphonia
2ª PARTE
Beija-Flor — dobrado;
Cavatina da Opera Attila;
La Cumparsita — tango;
Sueno Chino — fox-trot;
Republica ou Morte — marcha

Luz no jardim
A Praça João Pessoa to­ma actualmente a physionomia colorida de uma ci­dade moderna. Os magestosos prédios que se levan­tam em roda, cercam o lo­gradouro publico nos do­mingos e dias festivos, co­mo atalaias que vigiam o povo que se diverte. 

Este foi o aspecto que a Praça Melo Peixoto passou a ter e que foi mantido até a remodelação de 1937, obra do prefeito Benedito Martins de Camargo:









Comentários

Anônimo disse…
As autoridades municipais deverão mudar o sistema de iluminação da cidade por uma maior proximidade entre os postes e lâmpadas mais intensas. Digo isto por ter amigos que por aí moraram na década de 1970 e se queixaram muito da má iluminação da cidade que continua até os dias de hoje. De minha parte, que fui morador nessa cidade desde a década de 1940, quando meus pais foram a São Paulo para que eu nascesse e em Ourinhos crescesse e morasse até meados de 1960 quando segui para São Paulo para meus estudos superiores e por São Paulo ficasse. Sugiro, por essa ser a "minha cidade natal" que, além de uma melhor iluminação nas ruas, se embutisse os fios elétricos sob das calçadas, dando melhor estética e segurança aos moradores. Isto faria, também, que essa cidade fosse uma das preferidas dos deslocadores das nossas grandes cidades para o interior, em vista da maior beleza e segurança, segurança esta, que seria motivo de cartão postal para todo o País. Agradeço a consideração. Alfredo de Almeida Bessa Junior.
Obrigado Alfredo por suas considerações. A iluminação em Ourinhos melhorou deveras na última década. Também sou favorável à colocação sob as calçadas, pois efetivamente a fiação exposta é horrível. Abraço. José Carlos
Anônimo disse…
João Pessoa NUNCA foi líder da revolução de 1932

Meu caro anônimo, a sua leitura do texto incorreta. Está claro nele que João Pessoa foi um dos líderes da Revolução de 1930. Por favor, leia novamente.
Obrigado pela visita.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.