O INÍCIO DO CALÇAMENTO DE OURINHOS - 1948

Sábado, 4 de setembro de 1949, o jornal "A Voz do Povo" publicava em primeira página a notícia que a empresa Luiz Bicudo Júnior, dera início ao calçamento das via públicas, conforme contrato assinado ente essa empresa e a Prefeitura de Ourinhos, que tinha à frente o prefeito Cândido Barbosa Filho, eleito em 1947 pela coligação entre o Partido Social Progressista e a União Democrática Nacional.
O contrato fora assinado no salão de festas do Grêmio Recreativo de Ourinhos, no dia 19 de agosto de 1948,  contando com numerosa assistência. Aos presentes foi servida, "em regozijo, uma profusa taça de champanhe".
As obras foram iniciadas na Rua Paraná, principal artéria da cidade.
O governo do estado concedeu frete livre para o transporte do paralelepípedo a ser utilizado no calçamento.
Seriam pavimentadas 60.000 m2 de vias públicas.
Era a concretização de um sonho dos munícipes, tão pleitado quanto postergado desde os anos 1930.



Foto: autor desconhecido (pelo data, acredito que seja do Foto Machado ou Sakai)


Esta foto  mostra o momento da assinatura do contrato de calçamento, tendo à mesa o prefeito e proprietário da empresa de Itu, srº Luiz Bicudo Júnior.

A senhora com tailleur escuro é a esposa do prefeito.
São vistos na foto: José da Cruz Thomé, Tibério Bastos Sobrinho, Ciro Silva, Philemon de Melo Sá, padre Eduardo Murante, Reinaldo Azevedo, Armando D'Andrea, Joaquim Lino de Camargo, exercendo a presidência da Câmara, Domingos Camerlingo Caló, o tabelião Dorival Gama,  Mattar, sargento Sílvio Miranda, João de Almeida Prado, Alípio Braz entre outros.

A foto abaixo mostra um dos momentos do calçamento, quando chegava à esquina da 9 de Julho com Rio de Janeiro.
Esta era a casa de meus avós e onde morei até 1955. Na esquina vê-se o estabelecimento de João Neves - a "Casa dos Lavradores. A construção era de 1930.

Outro momento do calçamento, nas imediações da Praça Melo Peixoto. À direita a Casa Comercial de Matheus & Sarmento:




Comentários