DOM CARLOS DUARTE COSTA, BISPO DE BOTUCATU, EM VISITA A OURINHOS.





Dom Carlos Duarte Costa (1888-1961) foi o segundo bispo da Diocese de Botucatu. Nessa condição ele esteve à frente da Diocese de 1925 a 1937.
Nascido no Rio de Janeiro, estudou no Colégio Internato Pio-Latino Americano, em Roma, e no Seminário Filosófico e Teológico em Uberaba. Foi ordenado padre em 1911. 
Foi Vigário Geral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tendo sido nomeado  Bispo de Botucatu por Pio XI, em 1924. Tomou  posse em 2-2-1925.
"Mais político do que prelado", como afirma o autor do livro "Memórias de Botucatu", Armando M. Delmanto, a atuação de Dom Carlos à frente da diocese desagradou a muitos chefes políticos. Ele organizou, em 1932,  um "Batalhão do Bispo" para lutar na Revolução Paulista .
Suas atividades à frente da Diocese de Botucatu acabaram por desagradar à Santa Sé, o que levou a sua exoneração em  1937. Nomeado "Bispo de Maura" (sem diocese),  retornou  ao Rio de Janeiro.
Suas críticas a muitos pontos da doutrina católica acabaram por levar a sua excomunhão em 1945,  pelo Papa Pio XII, tendo então fundado a Igreja Católica Brasileira.
É um personagem polêmico que mereceria um estudo mais aprofundado.
Ele, na condição de Bispo de Botucatu, esteve em Ourinhos em 1934, tendo visitado o então prefeito Benedito Martins de Camargo, que fizera parte do batalhão criado em Ourinhos em 1932, o Batalhão Teopompo.
Essa foto nos mostra a esposa do prefeito Camargo, Alzira Portela, que tem no colo a filha  Maria Helena, o padre Vitor Moreno, então pároco de Ourinhos, Dom Carlos e Benedito Martins de Camargo.
O bispo viera a Ourinhos para ministrar a Santa Crisma.
Essa foto foi tirada em frente a varanda da casa do prefeito, na então Rua Minas Gerais, depois 9 de Julho, ao lado da casa de meu avô. Ali passou a residir, no início dos anos 1950, o professor Jorge Herkrath.

Sobre  Dom Carlos Duarte Costa, consultar:
http://www.icab-itapira.com.br/index.php/dom-carlos-duarte-costa-2
blogdodelmanto.blogspot.com/.../arquidiocese-de-botucatu-registro.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.