UMA AVENTURA CONDUZIDA PELA LOCOMOTIVA A DIESEL G12 1113
No Brasil, a substituição começou a se dar nos anos 1950.
O modelo mais famoso nesse período foi a G12, fabricado pela General Motors, nos EUA.
No final da década de 1950, ela já estava sendo utilizada pela Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), no trecho Ourinhos-Cianorte.
A foto nos mostra a G12 1113 prestes deixar Ourinhos para uma viagem de inspeção do superintendente do distrito correspondente ao norte do Paraná, Benedito Monteiro.
Meu pai achava-se em férias e foi convidado por Monteiro (casado com uma prima de papai, Tomyres Devienne e meu padrinho de crisma) para fazer-lhe companhia.
Monteiro levou consigo um dos filhos, Paulo Roberto.
Assim, deixamos Ourinhos num vagão especial que continha banheiro, sala de jantar, cozinha, quartos e sala de estar.
Ao centro da foto está meu pai, à direita o condutor da locomotiva, eu e o srº Manuel, o cozinheiro.
Fomos parando em diversas estações. À noite, sempre que possível, após o jantar íamos ao cinema da cidade visitada
Foi uma semana inesquecível para o garoto José Carlos, então com 10 anos.
Fomos parando em diversas estações. À noite, sempre que possível, após o jantar íamos ao cinema da cidade visitada
Foi uma semana inesquecível para o garoto José Carlos, então com 10 anos.
Comentários
POR FAVOR VC NÃO TEM O NOME DO MAQUINISTA? POS ACHO QUE SE PARECIA COM
MEU PAI JOSÉ ROBLES AGRELLA(ZAICO).
ABRAÇOS
AURO ROBLES
José Carlos
Não vou dizer que tive a reação do indio ao ver um espelho. Jornais e revistas da época traziam fotos da máquina. Em todo caso, evidentemente,
teve seum impacto
Boa semana
Um abraço