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UMA AVENTURA CONDUZIDA PELA LOCOMOTIVA A DIESEL G12 1113




No final dos  anos 1940, a locomotiva a diesel passou a substituir as locomotivas a vapor (o "trem de ferro"), em escala mundial.
No Brasil, a substituição começou a se dar nos anos 1950. 
O modelo mais famoso nesse período foi a G12, fabricado pela General Motors, nos EUA.
No final da década de 1950, ela já estava sendo utilizada pela Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), no trecho Ourinhos-Cianorte.
A foto nos mostra a G12 1113 prestes deixar Ourinhos para uma viagem de inspeção do superintendente do distrito correspondente ao norte do Paraná, Benedito Monteiro.
Meu pai achava-se em férias e foi convidado por Monteiro (casado com uma prima de papai, Tomyres Devienne e  meu padrinho de crisma) para fazer-lhe companhia. 
Monteiro levou consigo um dos filhos, Paulo Roberto.
Assim, deixamos Ourinhos num vagão especial que continha banheiro, sala de jantar, cozinha  e sala de estar.
Ao centro da foto está meu pai, à direita o condutor da locomotiva, eu e o srº Manuel, o cozinheiro.
Fomos parando em diversas estações. À noite, sempre que possível, após o jantar  íamos ao cinema da cidade visitada
Foi uma semana inesquecível para o garoto José Carlos, então com 10 anos.

Comentários

AURO ROBLES disse…
CARO JOSÉ
POR FAVOR VC NÃO TEM O NOME DO MAQUINISTA? POS ACHO QUE SE PARECIA COM
MEU PAI JOSÉ ROBLES AGRELLA(ZAICO).
ABRAÇOS
AURO ROBLES
Infelizmente, não me recordo.
José Carlos
Jefferson disse…
Voce coloca data em um fato da minha infância. Quando a primeira locomotiva diesel chegou [ou eu creio que tenha sido a primeira], nós garotos ficamos em cima do “pontilhão” para a ver a chegada. Esta minha lembrança é de uma locomotiva que vinha do Paraná.
Não vou dizer que tive a reação do indio ao ver um espelho. Jornais e revistas da época traziam fotos da máquina. Em todo caso, evidentemente,
teve seum impacto
Que linda foto! Adorei ver e deve ter sido mesmo uma viagem especial.

Boa semana

Um abraço

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