OS COMÍCIOS - O COMÍCIO DE CARVALHO PINTO EM OURINHOS (1958)




A palavra comício vem do latim "comitiu" , significando assembléia popular.
Na primeira metade do século XX, o comício como um ato público no qual os candidatos às eleições  expunham a sua proposta de governo, foi a forma preferida para a propaganda eleitoral. 
O advento da televisão provocou a morte dos comícios eleitorais. Hoje, quando muito eles se fazem nas capitais, para o   encerramento de uma campanha.
Por incrível que pareça,  num pais do tamanho do Brasil, cidades de pequeno porte, como a Ourinhos dos anos 1940 e 1950, recebiam a visita de candidatos à presidência da República!
Foi o caso do brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da União Democrática Nacional - UDN, que tinha uma razoável representatividade em Ourinhos,  nela esteve durante a campanha presidencial de 1950. Foi fotografado num comício realizado na confluência da Altino Arantes com a Praça Melo Peixoto. Também Juarez Távora (UDN) esteve em Ourinhos nas eleições de 1955, realizando um comício com a presença do governador de São Paulo, Jânio Quadros.
O local preferido para a realização de comícios passou a ser uma outra extremidade da praça, aquela que fazia confluência com a Rua Paraná.
É o local que vemos  nesta foto, durante a campanha eleitoral de 1958 para a escolha de governador de estado.
Nessa confluência, em frente a atual Casas Pernambucanas, na época a agência do Banco Comercial do Estado de São Paulo, postava-se um caminhão, em cima do qual, ficava o candidato e os correligionários da cidade.
O candidato era Carlos Alberto de Carvalho Pinto, apoiado pela coligação PDC, UDN, PTN e PSB, que foi eleito com um total de 1.312.017 votos, derrotando os outros dois candidatos, Ademar de Barros  (PSP) e Auro de Moura Andrade (PST). 
O símbolo da campanha foi um pintinho amarelo sob um fundo azul. O pintinho se contrapunha ao galo velho (Ademar).
Foi lançada em outubro de 1958, uma marcha que fez sucesso no Carnaval de 1959: "PINTINHO AMARELINHO", de Pires e Joca, cantada pela dupla Palmeira e Biá, em comemoração da vitória de Carvalho Pinto. 
A marcha pode ser ouvida no YOU TUBE  no endereço abaixo: 
Foto por Francisco de Almeida Lopes.

Comentários

Marão disse…
José Carlos
Muitas das fotos que você coloca vão muito além do registro do fato. É o caso desta. Além do comício, registra um hábito da época: as senhoras e senhoritas usavam a "sombrinha" para se proteger do sol. Olha quantas "sombrinhas" na foto. Será que esse hábito ainda existe?
Sem dúvida. Há uma outra foto da presença do Ademar, no final dos anos 1940, rodeado por senhoras e senhoritas em primeiro plano portando "sombrinhas''.
Minha mãe ainda utilizava a sombrinha quando saía.
Creio que diminuiu, mas no calor assombroso da terrinha muita gente ainda tem esse hábito. Há também o fato de que muitas senhoras e senhoritas somente andam motorizadas.

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.