NICE NICOLOSI CORRÊA


Nice, a grande mestra do piano de Ourinhos, completou 80 anos em setembro. Ausente de país em viagem de férias, não me foi possível homenageá-la no  blog e nesta coluna.
Sua origem familiar remonta aos primórdios de Ourinhos: é neta de Henrique e Emília Tocalino e  filha de Narciso Nicolosi Júnior (Seu Zico) e Alzira Tocalino. 
Seu irmão Carlos foi meu professor na Escola Técnica de Comércio de Ourinhos e, graças à vizinhança com sua irma caçula, Nanci, aproximei-me de sua mãe Alzira, de quem guardo boas lembranças.
Nice mora  a uma quadra da casa de minha mãe, assim há muitos anos passeia a visitá-la  todas as vezes que  ia a Ourinhos.
Sempre foi muito agradável estar em sua bela casa, obra do arquiteto ourinhense já falecido,  Toshio Tone, conversando sobre música clássica e lembranças do passado ourinhense. Isso sem contar com o privilégio de saborear seus deliciosos doces, confeitados a partir de receitas antigas de sua avó materna, Emília.Não é somente nos doces que Nice pontifica, mas também nas geléias e conservas. 
Em sua sala de visita está o antigo piano da família Nicolosi, que tantas vezes sentiu toque dos dedos do seu Zico.
Nice foi a aluna predileta do maestro Galileu, o mestre de capela da Igreja Velha, que disse ter ela todos os requisitos para se tornar uma concertista.
O destino traçou um outro caminho para ela. O amor por Antonio Carlos Corrêa falou mais forte, e uma união já cinquentenária foi o caminho que ela seguiu. 
Formaram uma bela família, alegrada hoje com muitos netos e netas, todos seguindo caminhos que trouxeram orgulho para  os avós.
Mas Nice não abandonou o piano. Tornou-se professora de piano como o Mestre Galileu, e uma professora de que Ourinhos tanto se orgulha,  já tendo formado muitos alunos na Escola de Música.
Sua aluna Juliana Vita, de quem ela me falou muitas vezes,  formou-se este ano, ocasião em que Nice foi justamente homenageada, como mostra esta foto onde ela aparece ao lado da aluna talentosa.
Fiquei muito feliz quando vi a foto na Facebook.
Deus a abençoe Nice e que você possa permanecer ainda muitos anos entre nós.   

Comentários

Iatamar Rabelo comentou;
"Opa, Dona Nice!!! Grande incentivadora e frequentadora do Videoclube Lume. Belíssima lembrança, ela merece essa homenagem, valeu!"
Itamar
Maria Alice Carvalho comentou:
"Gostei!!!Ela realmente merece!!!"
Maria Alice.
tiavonete disse…
Confirma-se o ditado:"quem é rainha, não perde a majestade"
Anônimo disse…
olá ourinhenses... saudades da minha juventude!
Anônimo disse…
sou da turma de jose carlos... acho.
Olá anônimo, quem é vc que acha que foi da minha turma?
José Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.