A INAUGURAÇÃO DO "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO HORÁCIO SOARES DE OURINHOS"

Este tema já foi abordado em 2008. A ele retornamos em função de outra foto desse acontecimento.
Ela foi feita na porta de entrada do novo estabelecimento, no momento em que discursava o prefeito Antônio Luiz Ferreira.
O "seu Antoninho", como era popularmente conhecido, contador, foi figura sempre presente numa série de empreendimentos da cidade desde os anos 1940. 
Realizou uma boa gestão,tendo morado em Ourinhos até uma idade avançada quando então, já viúvo, o filho levou-o para morar com ele. 
Todos os que passavam em frente à casa do "seu Antoninho", ao lado do antigo prédio da Drogasil (Rua Antônio Prado), viam-no sentado à porta observando  o movimento daquela artéria da cidade ao cair da tarde.
Na sua gestão, foi realizado um documentário sobre Ourinhos pelo cineasta Primo Carbonari, do qual há cópias em bom estado.
Já comentei aqui várias vezes, tendo também falado com o ex-prefeito Bortolocci sobre meu inconformismo de nem ao menos uma rua ter o nome dessa pessoa tão querida na cidade. Foi esquecido.
A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 22/4/1961.
Na foto, discursa o prefeito, tendo ao lado, de perfil, o Secretário de estado da educação Luciano Carvalho de Vasconcelos e sua esposa.
Com o  microfone à mão, o professor Norival Vieira da Silva. 
A cerimônia estava sendo retransmitida pelas ondas da Rádio Clube de Ourinhos.
Foto por Francisco de Almeida Lopes 

Comentários

Carlos Ostronoff disse…
O prédio ``novo´´ do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO HORACIO SOARES , foi conseguido graças à um trabalho conjunto de jornalistas , políticos e principalmente dos estudantes , liderados pelo GREMIO ESTUDANTIL RUI BARBOSA , na gestão de Carlos Ostronoff , José Carlos Marão , Mário Branco ,Antonio Mantovani e outros.

Na ocasião em que o Governador Janio Quadros veio inaugurar a Usina de Salto Grande , o GERB mobilizou centenas de estudantes , que se deslocaram até o local da inauguração para pressionar as autoridades e chamar atenção , para o estado calamitoso em que se encontrava o prédio antigo do IEHSO.

No mesmo dia Janio autorizou a construção do novo prédio.

Oportunamente enviarei foto da passeata que se seguiu a autorização.

Carlos Ostronoff
lisandre castello branco disse…
comecei a estudar lá em 1957 e só tinhamos as escavações para construção dos alicerces. o período da construção implicou em muitas dificuldades de acomodação de todos. mas valeu!
tenho ótimas lembranças desta escola a quem devo muito.
obrigada
lisandre castello branco

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.