OURINHOS, O PASSADO E O PRESENTE: A CAIXA D'ÁGUA (SAE) E AS ROSEIRAS


A partir de 1929, a captação de água para o abastecimento da cidade se fazia a partir do rio Turvo.  Com o passar dos anos essa captação tornou-se insuficiente, passando então o Rio Pardo passou a ser o fornecedor de água. Construiu-se  uma nova adutora que levaria o líquido até um reservatório no cume da Altino Arantes, ponto mais elevado da cidade. Nesse local construiu-se, então, uma estação de tratamento de água. O local ficou conhecido popularmente como "Caixa d'Água". No seu interior, o zelador fez um belo jardim onde plantou inúmeras roseiras.


A foto 1 é  de meados dos anos 1940, quando a Avenida Altino Arantes ainda não tinha sido pavimentada. Observe que o sobrado construído, na esquina com Souza Soutello, por Geraldo Ribeiro Abujamra ainda não existia.
A foto 2 foi tirada por meu pai no interior do complexo, no início dos anos 1950. Ele convidou seus sobrinhos Devienne (Oswaldo, Carlos Eduardo(Dezinho), Lourdes, Odete e Cleusa), os filhos da prima Tomyres Devienne Monteiro, Renato e Glória, e uma sobrinha de Campinas para fotos no jardim da Caixa d'Água.



A foto 3 já é deste século, no mesmo local,  onde vemos a sede da Superintendência de Água e Esgoto - SAE, criada na primeira gestão do prefeito Domingos Camerlingo Caló.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.