JOSÉ BONIFÁCIO COUTINHO NOGUEIRA, EMPRESÁRIO E POLÍTICO




José Bonifácio Coutinho Nogueira, nascido em 1923 e falecido em 2002, tinha nas veias o sangue empresarial e político. Era filho de Paulo Nogueira Filho, que foi deputado e um dos fundadores do Partido Democrático, em 1926. A família de sua esposa era proprietária da Usina Ester, fundada em 1898 e até hoje em funcionamento.
Ainda estudante militou politicamente, tendo sido presidente da UNE, em 1945, tedno se filiado à União Democrática Nacional - UDN.
Assumiu, em 1958, a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo no governo Carvalho Pinto. Responsável por uma gestão dinâmica, criou o Ceasa, dando início a uma construção de silos e armazéns por todo o estado, que deu origem à Ceagesp. Foi também responsável pela adoção do Programa Revisão Agrária, que dinamizou a agricultura paulista e tinha um forte conteúdo social e de política ambiental.
Seu dinamismo resultou na candidatura ao governo de São Paulo, apoiado por uma coligação formada pelos partidos: UDN, PR, PDC, PTB e PRP. Perdeu as eleições para Ademar de Barros.
Em 1975, Paulo Egydio Martins, governador de São Paulo, nomeou-o Secretário de estado da Educação. Em sua gestão foi realizada a reforma administrativa da Secretaria da Educação, a qual vigora até os dias atuais.
Foi ainda o primeiro presidente da Fundação Padre Anchieta e membro do Conselho Nacional de Economia no governo Castelo Branco.
A foto, por Francisco de Almeida Lopes, é de sua visita a Ourinhos e região, por ocasião de sua candidatura ao governo do Estado, em 1962. Ao seu lado (à direita) está o jornalista Salvador Fernandes, então proprietário e editor do jornal ourinhense – Diário da Sorocabana.

Comentários

Gustavo Corrado disse…
ele e meu avo! que linda essa foto, muito bom de ver, saudades, foi realmente um grande homem, inteligente, carismatico, articulado e bom avo!

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.