TIBÉRIO BASTOS SOBRINHO, O MINEIRO DE JANUÁRIA




















Januária é uma cidade de norte de Minas Gerais, banhada pelo “Velho Chico” (rio São Francisco). Sua origem remonta ao século XVIII e ao bandeirismo. Nos anos 1920, dois irmãos deixaram Januária em busca de novas oportunidades e acabaram se fixando em Ourinhos. Eram eles Olímpio e Telésforo Tupiná. Vinte anos depois, o filho de uma irmã refez o caminho dos tios e para Ourinhos veio. Seu nome: Tibério Bastos Sobrinho.
O jovem Tibério Ingressou na prefeitura onde seu tio Olímpio fora contador. Tradição familiar essa, pois o filho de Olímpio, Hermilo, foi um excelente professor de contabilidade e manteve um dos melhores escritórios desse ramo na cidade. Do mesmo modo, Euler, filho de Tibério está hoje à frente desse escritório. Euler foi competente vereador por duas legislaturas. A filha de Tibério, Vania Bastos é uma cantora renomada.
Tibério, profissional eficiente, em pouco tempo foi galgando posições elevadas na prefeitura, tornando-se Chefe do Departamento de Administração, cargo no qual permaneceu por muitos e muitos anos. Exemplo de um tipo de funcionário público que, infelizmente, escasseia nos dias atuais.
Aos 87 anos, dono de uma saúde invejável, caminha pela cidade como um jovem de 18 anos.
Ourinhos só tem a agradecer à mineira Januária pelos filhos que ela lhe enviou: Olímpio, Telésforo e Tibério.

A foto, por José Machado, é de uma cerimônia na antiga Câmara Municipal. Tíberio é o segundo da esquerda para a direita, ladeado pelo deputado federal Silvestre Ferraz Egreja e o prefeito Domingos Camerlingo Caló. Estão ainda na foto o oficial responsável pelo Tiro de Guerra e o padre Arnaldo Beltrami.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.