MÉDICOS OURINHENSES - drº Alfredo de Almeida Bessa.


Em 1938, (20/12) o médico Ovídio Portugal de Souza inaugurava, na hoje rua dos Expedicionários, uma moderna clínica de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Foi um acontecimento e tanto, tendo ele reunido no local vários convidados que posaram para fotos. Ovídio era casado com D. Helena Orsi, professora do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá. Ao que consta, foi a primeira mulher a dirigir carro em Ourinhos. O belo prédio, construido por Henrique Tocalino ainda existe, e já deveria ter sido tombado. Além da foto em que estão todos os convidados em frente à clínica, chegou às minhas mãos esta outra O 3º é o drº Ovídio, o 5º é o drº Hermelino Agnes de Leão, e o 6º é o drº Alfredo de Almeida Bessa.
O drº Bessa, na ocasião, era recém-chegado na cidade, para onde fora em 1936 trabalhar como médico da Estrada de Ferro Sorocabana. Foi também médico da SãoPaulo-Paraná e um dos lutadores contra a maleita que então prosperava na região. Integrou a comissão técnica da construção da Santa Casa de Misericórdia. Homem de fino trato, granjeou uma legião de amigos e envolveu-se também com a política, tendo sido vereador. Na cidade, nasceram e foram educados os seus filhos. Faleceu em 1992,ficando para sempre na memória daqueles que o conheceram.
O 2º na foto é o drº Sebastião de Castro e o 4º o drº Ernani Fonseca.
Foto por Frederico Hahn, cedida por Jefferson Del Rios.

Comentários

O 1º tudo indica ser o drº Franklin Correa.
Anônimo disse…
Olá José Carlos!
Estava eu dando uma busca no Google quando acabei chegando aqui, curiisa pir ter encontrado o nome de meu finado avô paterno Alfredo de Almeida Bessa, o famoso Dr. Bessa de Ourinhos!
Muito legal ter encontrado e lido o teu artigo.
Abraços,
Cristina de Almeida Bessa.

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.