A CASA NORTISTA


Por mais de cinqüenta anos, Tuffy Zaki Abucham militou no comércio ourinhense à frente de dois estabelecimentos comerciais que fizeram história: a Casa Nortista e Móveis Regina. O primeiro na Praça Melo Peixoto, 137, que não cheguei a conhecer, e o segundo na rua Nove de Julho, deste sim lembro-me bem .
.Na tradição árabe, os filhos homens levam o nome do pai em seguida ao próprio. O casal Abucham teve os filhos Matilde Abucham, João Zaki, Antonio Zaki, Julio Zaki, Aida Abucham, Leila Abucham, Antonieta Abucham, Selma Abucham e Tuffy Zaki. João e Júlio foram os proprietário do Café Paulista, na Praça Melo Peixoto. A família morava na rua Nove de Julho, bem próximo à casa de meus avós, onde nasci. Na infância tive muito contato com Antonieta, a quem cheguei a visitar em São Paulo poucos meses antes de sua morte recente. Muitas e muitas vezes fui naquela casa para buscar uma "muda" de coalhada". Com os gêmeos caçulas de Tufy, Regina e Ricardo brinquei muitas vezes na casa de meu amigo Luiz Gonzaga Tone (eram vizinhos na Paulo Sá). No Mackenzie, fui colega de Márcia, filha de Júlio, no curso de Direito.
Tuffy veio para Ourinhos com dezoito anos, tendo casado com Tamen Nelly Dabus, em 1939, quando já era proprietário da Casa Nortista, loja pioneira na cidade na venda de tecidos finos e duráveis. O casal teve os filhos: Roberto Abucham, casado com Maria Helena Artigas Abucham, Renato Abucham, casado com Maria Tereza Ribeiro Fortes Abucham, Reynaldo Dabus Abucham, casado com Suzana Villac Abucham, Regina Dabus Abucham, casada com Victorio D 'Amico Neto e Ricardo Dabus Abucham, solteiro
Foi um dos fundadores do Rotary Clube de Ourinhos. Em 1952, Tuffy mudou de ramo e criou o estabelecimento Móveis Regina. Encerrou suas atividades em 1992, vindo a falecer em 2000, com 90 anos de idade.
A foto nos mostra a Casa Nortista em primeiro plano. Tuffy ali está, de calça e gravata escuras e camisa branca. Logo acima o prédio no qual José da Cruz Thomé teve sua livraria por muitos anos. À esquerda, vê-se o prédio do Clube Atlético Ourinhense.
Foto: autoria desconhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.