HERMENEGILDO ZANOTTO


A primeira vez que ouvi falar dele foi por meio de conversa com minha avó que gostava de me contar fatos do passado ourinhense. Ausente de Ourinhos por muitos anos, retornou à cidade no início dos anos 1940, alugando então uma ala do sobrado duplo que meu avô construíra na rua 9 de Julho, em 1939. Lá ele faleceu, de modo repentino.
Foi proprietário de uma das mais importantes casas comerciais de Ourinhos, que sobreviveu até os anos 1960 - a Casa Zanotto, vendida em abril de 1930, para a sociedade, Teixeira (Vitorino), Médici (Pedro) & Nicolosi (Narciso). O nome foi mantido pelos novos proprietários. Na ocasião, Hermenegildo era também agente da Ford. Mudou-se pouco depois para o norte do Paraná.
Em, 1930 foi presidente do Esporte Clube Operário, tendo como companheiros, Hermínio Socci, Edison Leonis, Joaquim Miguel Leal, Francisco Ciffone Filho, Oswaldo Pareto, entre outros.
Quando retornou a Ourinhos, fundou a Sociedade Espírita Fraternidade que sobrevive até hoje. Freqüentei essa benemérita instituição nos anos 1960, quando integrei a Mocidade Espírita. Lá vi pela primeira vez uma foto de Hermenegildo Zanotto. Nesses anos, era o seu presidente, o saudoso Theodomiro Rossini, que ensinou-me datilografia em sua casa. Nessa ocasião, juntamente com outros membros da Mocidade, produzi um radioteatro com tema espírita levado ao ar pela Rádio Clube de Ourinhos, num domigo qualquer.
Hermenegildo foi pai de Luis (funcionário da São Paulo-Paraná), Bija, Mário, Antonio, Olinda e Marina. Muitos netos e bisnetos seus ainda moram em Ourinhos.
Conheci sua esposa, a doce dona Angelina. Lembro-me dos seus lindos cabelos inteiramente brancos e do seu belo sorriso. Era integrante do Apostolado da Oração, como minha avó.

Comentários

Itamar Rabelo disse…
Olá, José Carlos.
Boa lembrança. O Bija foi gerente da Ipiranga, no tempo que meu pai trabalhava por lá e eu fui contemporâneo do Antônio (Toninho) Zanotto, que era gerente de vendas na mesma empresa.
Gostei de lembrar desses amigos.
Um abraço!
Itamar Rabelo.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.