TESTEMUNHAS SILENCIOSAS DA HISTÓRIA, AS ANDÁ-AÇU OURINHENSES,


A foto, por Francisco de Almeida Lopes, é da Praça Melo Peixoto logo após reforma Paschoalick. O novo coreto e a  mais bela Andá-Açu .

A Andá-açu, cujo nome botânico é "Johannesia princeps", é uma árvore originária do Brasil muito comum em largas faixas do litoral. Já nos séculos XVIII e XIX, botânicos estrangeiros (Saint-Hilaire, Martius), que visitaram nosso país, fizeram menção à Anda açu.
Trata-se de árvore que atinge estatura elevada, cujo tronco se ramifica perto da base. Floresce nos meses de julho, agosto e setembro, frutificando em março, abril e maio. Produz frutos grandes que contém uma castanha, no interior da qual há um óleo purgativo usado também nas perturbações menstruais, febres perniciosas, sífilis, escrofulose e inchação. Sua madeira é utilizada para a fabricação de palitos de fósforo Possui vários nomes populares: anda, anda-guacu, andacu-joanesia, anda-assu, andaz, boleita, castanha-de-arara, coco-de gentio, coco-de-purga, conanda-acu, cotieira, fruta-de-arara, fruta-de-cotia, fruta-de-papagaio, fruta-de-purga, inda-acu, inda-guacu, indai-acu, noz-de-bugre, paulista, purga-de-cavalo, purga-de-gentio, purga-paulista.
Essas Andá-açu testemunharam muitos comícios, namoros, conversas e declarações de amor feitos naquela que era única praça da cidade.

Ainda adolescentes, foram testemunhas da  participação de Ourinhos na Revolução de 1932. Também acompanharam a entrada de inúmeras noivas e a saída de inúmeros féretros da antiga igreja matriz, que se localizava no terreno onde hoje se encontra o prédio da Telefonica.
Felizmente foram poupadas durante a reforma da  praça na gestão do prefeito José Maria Paschoalick (1956-1959),  quando em nome da remodelação e para acabar com as andorinhas, a maior parte das árvores foi derrubada.
Altaneiras, as Andá-açu, que já devem estar próximas de completarem 90 anos,  ainda estão na Praça Melo Peixoto como testemunhas silenciosas da história da cidade. 




A mesma Andá-Açu da foto anterior  59 anos depois. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.