OURINHOS 100 ANOS:JÂNIO DA SILVA QUADROS EM OURINHOS

Nos anos 1950 e metade dos 1960,  os candidatos presidenciais percorriam uma longa maratona Brasil a fora. Desse modo, pequenas cidades do interior recebiam visitas dos principais candidatos que lá realizavam comícios.
Assim, ainda em 1955, Ourinhos recebeu a visita do candidato Juarez do Nascimento Fernandes Távora , o Marechal Juarez Távora (Ceará 14 de janeiro de 1898 — Rio de Janeiro18 de julho de 1975que concorria pelo Partido Democrático Cristão - PDC, com o apoio da UDN. Acompanhou-o a Ourinhos, o governador de São Paulo, Jânio da Silva Quadros ((Campo Grande25 de janeiro de 1917 – São Paulo16 de fevereiro de 1992) ), que governou São Paul entre 1955 e 1959.
A foto abaixo, de autoria de Francisco de Almeida Lopes, mostra-nos Juarez e Jânio à esquerda, enquanto um correligionário discursa inflamado;  à direita o dentista Antônio Luiz da Costa, da UDN ourinhense e o deputado pela região Silvestre Ferraz Egreja. O local preferido para a realização de comícios era a Praça Melo Peixoto.

25 anos depois, após ter sido governador de estado e presidente da república, Jânio esteve novamente em Ourinhos para uma visita privada. Foi em agosto de 1982.
Nessa ocasião, o ex-presidente estava visitando cidades do interior num périplo organizado pelo deputado federal Rafael Baldacci Filho. O prefeito Aldo recebeu um telefonema de Rafael dizendo que Jânio gostaria de se encontrar com ele, e que esse encontro deveria se dar num local da estrada, pois não queria prejudicar o prefeito, já que o governador de então, Paulo Maluf e ele eram rivais políticos.
Aldo respondeu:
Não importa. Quero ter a honra de receber o doutor Jânio em minha casa.
E assim, num sábado às 11h30, Jânio chegava à casa de Aldo, que havia convidado alguns janistas para a recepção.
As fotos abaixo, cuidadosamente conservadas  pelo prefeito Aldo Matachana, nos mostram instantes desse encontro.
Iniciando sempre pelo lado esquerdo:

 1 -Agachados : Lino Ferrari, Marcos Margutti, Guacira Ferrari, Sergio, Brigadeiro. Em pé logo atrás: Dorita, Maria Ferrari, Fátima Tadeu, Jânio, Aldo, Dr. Flávio e Dr. Salim. Em pé atrás do Jânio: Ronaldo Mori, Engº Beto e Engº José Tadeu.

2 - Vereador Mucio, Ronaldo Mori, Jânio, Dorita, Maria Ferrari, Leonor (esposa de Jânio) e Aldo.



3 - Aldo (de costas), José Nelson, Brigadeiro, Jânio, João Pocay (prefeito de Salto Grande), Deputado Federal Dr. Rafael Baldacci, Nilson Zuim, e atras Péricles Migliari e Sergio.
4 - Ao fundo Ver. Mucio, Sergio, Nelson (garçom), Jânio, Aldo, Leonor e Maria Ferrari


 5 - Beto, Aldo, Jânio, Prof. Norival e Nilson Zuim..

Fontes: depoimento do prefeito Aldo Matachana Thomé e a obra "Engenheiro Aldo", Ourinhos, novembro de 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.