A FORMATURA DA PRIMEIRA E ÚNICA TURMA DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO EDUCACIONAL DE OURINHOS (1949)

O Instituto Educacional de Ourinhos, instituição público privada criada em finais da década de 1930, foi o responsável pelas primeiras turmas regulares dos cursos ginasial e normal.
Em 1945, durante a formatura da turma ginasial desse ano , foi anunciado que o curso normal começaria a funcionar no ano seguinte. Desse modo a primeira turma, começou o primeiro ano em 1946, concluindo o curso em 1949.
Nesse interregno, muita coisa mudou no tocante a educação secundária em Ourinhos. A cidade passou a contar com uma nova  escola particular , o Educandário Santo Antônio, mantido pela ordem das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e, em 1948,  foi criado o Colégio Estadual de Ourinhos com os cursos ginasial e normal.
No dia 10 de dezembro de 1949, realizava-se a entrega de diplomas às primeiras normalistas de Ourinhos.  O curso começara a funcionar em 1946, com um  pré-normal e mais três anos. O diretor do curso era o Professor João Batista de Medeiros, que aparece na foto discursando.Às 9h30 celebrou-se missa na Igreja Matriz. Às 21 h teve início a cerimônia de colação de grau, realizada no Cine Ourinhos.Às 22h30 iniciar-se-ia o Baile de Formatura no salão do Grêmio Recreativo de Ourinhos, na Rua São Paulo. 
Agradeço à professora Aracy A. Freitas, integrante da primeira turma de normalistas de Ourinhos, a oportunidade de tornarmos público este álbum.
Anésia Teixeira e Aracy A. Freitas

Inês S. Leal 

 Ruth A. Foz e Vera A. Fiorillo


Anair Ferreira e Anayde Telles


    Diretora - Inaiê Sá Trench de Medeiros
Homenageado - professor João Batista de Medeiros

Professoras Nilda Leonis e Dirce Foz
 Professores Cronwell Rehder, Jorge Herkrath    
Professoras Ilia Leonis e Edera Silva Leite






Professores Norival Vieira da Silva e Aracy Steiner

Professoras Edith Leonis e Maria Josefina Mardegan


Professoras Maria da Penha Oliveira e Nelly D. Duaibes




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.