RELEMBRANDO OS CARNAVAIS DE 1931 E 1932

Ourinhos, desde os seus primórdios, sempre deu ênfase aos festejos carnavalescos: corso, bailes vesperais para crianças e noturnos para os adultos. 
Seguem abaixo duas publicações do semanário "A Voz do Povo" sobre a organização dos bailes de 1931 e 1932, no Grêmio Recreativo de Ourinhos.

FESTEJOS CARNAVALESCOS 
Com a presença de numerosa assistência, realisou-se no Theatro Casino, sob a presidência do Snr. Francisco Cocapieller, uma reunião com o fim de tratar dos festejos Carnavalescos no corrente anno. O enthusiasmo reinante era extraordinário e dizia bem da animação de todos os presentes. Foi eleita a seguinte commissão: Paulo Novaes de Carvalho Alberto Matachana Raphael Avallonc Pedro Migliari Mario Mori José Pedroso Manoel Liborio Carlos Amaral Essa commissão resolveu nomear uma com missão de senhoras e outra de senhoritas,que ficaram assim constituídas : Senhoras : Da. Zizi Coccapieler Da. Valentina M. Alonso Da. Mariquinhas A. Lanzoni Da. Mariquinhas Pedroso Senhoritas: Yolanda Milanesi Izaura Bugelli Cecilia Ferraz Luizita Matachana Ondina Amaral Maria Alonso Facto altamente significativo que vem demonstrar o que de brilhante e animador terá a passagem de Momo este anno por Ourinhos, é o gesto sympathico de todas as senhoras e senhoritas convidadas, que accederam gentilmente ao çonvite, não tendo nenhuma recusado.(A Voz do Povo, 8-2-1931)



Na foto foi possível identificar:
José Esteves de Mano Filho, no canto à esquerda, trajando um pijama como fantasia. Ele foi empregado da Cia Ferroviária São Paulo-Paraná, tendo sido também prefeito municipal, após a renúncia do prefeito Benedito Camargo, em 1936.
no Bloco das Malandras (ao centro) foram identificados:
- na primeira fileira (centro) - Mário Thomé, Bráulio Tocalino, que foi casado com Diva Milani e Ziza Milani;
- sentados no chão (à frente do bloco) - Diva Milani, Hercília Bugeli abraçada em Rafael Papa, que foi casado com Adalgisa Tocalino, em seguida Henriqueta Tocalino, que foi casada com Veridiano de Souza Filho.



Grêmio Recreativo 

A Directoria desta sociedade, abrilhantará os bailes carnavalescos que terão lugar nos dias 7 8 e 9, em homenagem ao deus Momo. A segunda-feira, ás 15 horas, serão premiados com tentadores brinquedos os meninos que se apresentarem com as mais bizarras phantasias. A’s senhoritas, será conferido um distincto prêmio áquella que se apresentar com a mais original phantasia. 
(A Voz do Povo, 7-2-1932)





















Carnaval de 1941 - Bloco - GRO
De cima para baixo fila 1 Mariquinha Matachana (1) Profª Maria Inês (5)
Fila 3 -  Anita Beltrami (5)



Comentários

Rony Furtado disse…
Carnaval em Ourinhos morreu....

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.