OURINHOS, 1927, A INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E DO CORETO DA PRAÇA MELO PEIXOTO

O ano de 1927 trouxe para Ourinhos duas grandes novidades: a inauguração da nova estação da Sorocabana e do coreto da Praça Melo Peixoto. Era prefeito da cidade,o professor e dentista José Galvão (1926-1930)


E. C. OURINHENSE x NORTE DO PARANÁ

No jogo realizado  domingo p. p., nesta cidade, entre o E. C. Ourinhense e o Norte do Paraná Futebol Clube, de Ribeirão Claro, venceu o E. C. Ourinhense, pela contagem de 4 x 0 o l.o time, tendo o 2.0 empatado de 2 a 2.

BAR  ESPORTE 
Bebidas finas nacionaes e extrangeiras, doces, conservas, cigarros, latarias diversas, etc. Cervejas da “Antarctica”, a toda e qualquer hora, deliciosamente geladas. 
C. FIGUEIREDO 
P R A Ç A  M E L O P E I X O T O CAIXA, 24 - LINHA SOROCABANA
OURINHOS
(23-3-1927)

CINE-CENTRAL Está de parabéns a empreza H. Rodrigues, pois os films exhibidos nestes últimos dias têm excedido aos desejos dos freqüentadores do Cine-Central. O Central é, incontestavelmente, uma casa de diversões que prima pela escolha dos films que devem ser exhibidos em sua alva téla. Os cartazes deste cinema estão annunciando, para breve, films que, deixar de assistil-os, é praticar um crime de lesa cinematographia.
(5-4-19270

HOTEL LISBOA - Anexo um bem montado bar
Bebidas nacionaes e extrangeiras, aguas mineraes. Excelentes commodos para as Exmas. Familias e Snrs. Viajantes. PENSÃO, a começar deste mez
120$000 COMIDA 90$000 DIARIA 7$000 CAMA 2$000 Tem, tambem, CAMA a 1$500 
ADELINO DE OLIVEIRA proprietário reside no mesmo predio. 
LINHA SOROCABANA OURINHOS

O NOSSO APARECIMENTO 
Ourinhos, 21 de Janeiro de 1927.
 Ilmos. Srs. Directores da «A Voz do Povo». 
Nesta 
Presados senhores, Saudações. Tendo lido os primeiros números da folha por vós dirigida sob o titulo “A Voz do Povo”, a qual appareceu em epocha bastante opportuna e é acolhida com a maior sympathia no seio da sociedade ourinhense, peço-vos que desta data em diante me considereis assignante da mesma. Com protestos de agradecimentos e votos de prosperidades, tenho o praser de me subscrever de 
VV. SS. 
Atto. Amo.Vor. 
Benedicto Monteiro (Contador (Contadoria da S. Paulo-Paraná).

BAILES CARNAVALESCOS

Promovidos pelo Esporte Clube Operário realisar-se-ão, no Cine-Central, 4 pomposos bailes, nos dias 26, 27, 28 e l.o. As entradas custarão, para os socios 2$000 e para outras pessoas 5$000
(20-2-1927)

INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO

 Será solemnemente inaugurada, no dia 22 do corrrente,  a nova estação da Sorocabana, nesta cidade. Ao espirito progressista do exmo. sr. dr. Arlindo Luz, d. d. director dessa importante via ferrea, é que Ourinhos deve a construc- ção dessa estação, uma das melhores deste ramal. A sr. dr. Arlindo Luz, e seus companheiros de directoria, estarão presentes ao acto inaugural
(A Voz do Povo, 20-3-1927)

No dia 7 de setembro de 1927, foi inaugurado o coreto da  Praça Melo Peixoto.
 A planta foi de autoria do engenheiro drº Ernesto Rosembergerer e a construção esteve a cargo do sr. Henrique Tocalino. O drº Ernesto era engenheiro da Cia Siemens, e estava na cidade dirigindo a construção da ponte ferroviária da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná sobre o rio Paranapanema.
Ele e a esposa participaram do baile carnavalesco do Grêmio Recreativo de Ourinhos de 1927. "A Cidade de Ourinhos, 6-3-1927", em "Ourinhos - memórias de uma cidade paulista", de autoria de Jefferson Del Rios Vieira Neves.


NOVO CORETO
 Domingo p., á noitinha, no recem-inaugurado coreto haverá pela corporação musical, uma aprazível retreta.

(A Voz do Povo, 15-9-1927)



Foto de autoria desconhecida, inserida no livro acima citado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.