A PRAÇA PREFEITO CAMARGO, UMA HOMENAGEM A BENEDITO MARTINS DE CAMARGO

A Praça Prefeito Camargo foi criada em 1948 para homenagear o prefeito Benedito Martins de Camargo (1934-1937), falecido em 1939.Como o prefeito Camargo foi vizinho de cerca de meu avô, fui criado ouvindo referências a esse ilustre morador de Ourinhos.
As novas gerações que passam diariamente por essa praça central, já nem se lembram de sua denominação, hoje é mais comum referir-se a ela como a "praça da Catedral".



Essa praça ficou muitos e muitos anos abandonada pela municipalidade, embora ali estivesse localizada a Igreja Matriz, que somente foi concluída interna e externamente nos anos 1960. 
O único "adorno" que lhe deram foi nos anos 1960 com o plantio de várias mudas de flamboyant em seu entorno. Trata-se de espécime originária da ilha de Madagascar, cujas raízes externas assumem formas diversas,e que,  anualmente, nos oferece belos cachos de  flores vermelhas.
Até o início dos anos 1960, a praça era ocupada por nós, garotos que moravam nas suas proximidades para brincadeiras e jogos diversos, principalmente o jogo de bets e de bolhinha de vidro (gude). Também a Congregação Mariana ocupou uma parte do seu entorno para construir um barracão onde funcionava sábado à noite o denominado "cineminha do padre".
Com a conclusão da parte externa da Igreja Matriz e edificação de suas torres, a Praça Prefeito Camargo recebeu um trabalho paisagístico,e nossas brincadeiras e o "cineminha"tiveram fim. Bem,  nessa altura já éramos adolescentes e tínhamos outros centros de atenção.



Foto por José Carlos Neves Lopes


A praça chegou a ter por muitos anos um jardineiro da prefeitura que cuidava dos seus canteiros, o saudoso senhor Nelson, que depois de aposentado tornou-se jardineiro de muitas famílias da redondeza, inclusive a minha.
Feita essa apresentação, transcrevo aqui parte da notícia publicada em 31 de julho de 1948 sobre o ato de emplacamento da"praça da
Nova Matriz"


Dona Alzira com a filha Maria Helena ao colo, Padre Vitor Moreno, vigário de Ourinhos, o bispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa e Benedito Martins de Camargo, na varanda da casa na Rua 9 de Julho, onde hoje se encontra o Colégio Anglo. Foto de autoria desconhecida.

Praça Prefeito Camargo
De grande prova de apreço e de reconhecimento, foi a homenagem póstuma, que Ourinhos, por sua Municipalidade, prestou, segunda-feira p. passada, ás 17 horas, á memória do seu saudoso e sempre reverenciado amigo, Prefeito Benedito Martins de Camargo, dando a uma das praças desta cidade o nome de Praça Prefeito Camargo. Ao ato da imposição da nova placa, compareceram o Snr. Prefeito Municipal, membros da Camara Municipal, autoridades, representantes da imprensa, a viuva do homenageado, d. Alzira Portela de Camargo, destacadas personalidades políticas e sociais de Ourinhos. A placa, dando a nova denominação á praça da Nova Matriz, estava coberta pela Bandeira Nacional, cabendo á viuva do saudoso homenageado, d. Alzira Portela de Camargo, desvenda-la, o que foi feito por entre salva de palmas dos presentes. O nosso digno e acatado Prefeito Municipal, Prof. Cândido Barbosa Filho, deu por inaugurada a nova denominação da referida praça, delegando a palavra ao Dr. Salem Abujamra, para, em nome da Prefeitura e do povo de Ourinhos, saudar d. Alzira Portela de Camargo, rendendo na sua pessoa, uma homenagem ao seu extinto esposo, cujo nome vinha de ser dado a uma das praças mais centrais de Ourinhos. O dr. Salem Abujamra, com a palavra, desincumbiu-se magnificamente da missão, relembrando, com eloquencia, o que foi a vida de Benedito Martins de Camargo para esta cidade, que ele amou muito e a ela se dedicou de coração. O discurso do dr. Salem Abujamra agradou sobremaneira, recebendo o orador, ao findar, fartos aplausos. Agradecendo, em nome da sra. d. Alzira Portela de Camargo e da familia Martins Camargo, respondeu o Snr. vereador Joaquim Lino de Camargo Junior, mostrando-se sensibilizado com aquela homenagem á memória de seu irmão, que de perto tocava a todos eles, da familia. Findo o seu discurso, muito aplaudido, foram batidas varias chapas do ato. Para assisti-lo vieram de S. Paulo, acompanhando d. Alzira Portela Camargo, os Srs. Deocleciano P. Camargo, José Luiz Camargo, Paulo Brasilio Camargo, Carlos Alberto Mendes e sua esposa, d. Lidia Camargo Mendes, que regressaram á capital no mesmo dia. 
Prefeito Benedito Martins de Camargo. Foto de autoria desconhecida.


Desse modo, Ourinhos prestou, em 1948,uma justa homenagem a Benedito Martins de Camargo, que hoje tem seu nome perpetuado numa das mais importantes praças da cidade.

A DEMOLIÇÃO DA "IGREJA VELHA"
Sempre que é postada uma foto da "Igreja Velha", os (as) mais velhos (as) lamentam a sua derrubada, apesar de que seria difícil para a Cúria manter duas igrejas numa mesma paróquia, além do fato de a "Igreja Nova", ainda necessitar de muitos recursos para o seu término, o que somente ocorreu em meados dos anos 1960.
Descobri outro dia o projeto de lei nº 15, de 1949, que jogou mais luzes sobre o que ocorreu. A "Igreja Nova foi edificada num terreno que pertencia à Prefeitura e, que, em 1949, recebeu a denominação de Praça Prefeito Camargo. Para legalizar a situação, houve na verdade uma troca entre a Diocese de Botucatu e a Prefeitura, a primeira doou o terreno da Igreja Velha para a Prefeitura, e esta recebeu em troca o terreno onde se edificou a "Nova" .

A Prefeitura, então, teve que demolir a igreja antiga e deve ter doado aquele terreno para a Telefônica ou o vendido a esta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.