1948 - UM GINÁSIO ESTADUAL PARA OURINHOS


Clique sobre a foto

No dia 5 de agosto de 1948, ocorreu a cerimônia de instalação do Ginásio Estadual de Ourinhos.
Com isso, alcançava o município um objetivo há muito tempo almejado. Desde 1938, o ensino secundário era oferecido, na modalidade ginasial, por uma instituição privada com subvenção da prefeitura, o Instituto Educacional de Ourinhos. No entanto, o acesso a essa modalidade não era universal na cidade, limitando-se aos que podiam pagar a mensalidade ou aqueles poucos alcançados com a subvenção municipal. 
A criação do ginásio estadual foi obra do Partido Social Progressista - PSP, que estava no poder em São Paulo. O comitê local, que havia apoiado a eleição do prefeito recém eleito Cândido Barbosa Filho, desde o início do ano de 1948 desenvolvera gestões junto ao governo do Estado para alcançar aquele objetivo.
Estiveram presentes à cerimônia, que ocorreu nas dependências do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, às 15 horas: Horácio Soares,  presidente da Câmara a Municipal local, prof. Cândido Barbosa Filho, prefeito municipal da cidade prof. Dalton Morato Vilas Boas, diretor do 2º Grupo Escolar local, profa. d Hilda Saraiva, diretora substituta do Grupo Escolar «Jacinto Ferreira de  dc Sá»  e outros.
O  prof. José Camarinha Nascimento, técnico de educação, instalou o Ginásio Estadual e empossou os  professores e pessoal administrativo  já nomeados. Para responder pela direção do novo estabelecimento de ensino foi designado o professor de português, drº Júlio dos Santos. O contador Romeu de Paula Lima assumiu o cargo de secretário do estabelecimento.
Professores nomeados:
Dr. Julio dos Santos, professor de português; Profa. d. Dirce Alvarenga, professora de Latim; Dr. Aristino Flauzino Teixeira de Almeida, professor de francês; Profa. d. Maria da Penha Santos Garcia de Oliveira, de História Geral e do Brasil; Profa Maria José Santos Soares, de Geografia Geral e do Brasil; Profa. Judite Leonis, de Desenho; Prof. Lourenço Dias Machado, de Trabalhos Manuais seção masculina.
Provisoriamente, o Ginásio Estadual funcionou nas dependências do Grupo Escolar "Jacinto Ferreira de Sá", no período noturno.
No mês anterior, o semanário "A Voz do Povo" noticiara:

A Diretoria do Ensino Secundário, autorizou transferências para as primeira e segunda séries do novo estabelecimento. Destarte, é necessário que os interessados requeiram à Diretoria do Ensino Secundário as transferências. O ensino no Ginásio do Estado é INTEIRAMENTE gratuito. O corpo docente do nosso ginásio oficial é dos mais idôneos e tem longo tirocínio, e a cada professor compete reger uma unica cadeira, o que torna o ensino eficientíssimo. Além disso, os professores do Ginásio do Estado são bem remunerados e sendo bem remunerados, têm eles interesse no ministrar o ensino. Ourinhos, está, pois, de parabéns com a instalação de seu ginásio oficial De parabéns estão, lambem, o Snr. Prefeito Municipal, que não mediu esforços para que nossa cidade possuísse um Ginásio do Estado, e todos quantos, irmanados, trabalharam pela criação e instalação do ginásio oficial. De parabéns, ainda, estão os que têm filhos para ingressar no ensino secundário, pois o estudo nos ginásios oficiais é gratuito. 31-7-1948.


No final de 1948a sociedade civil “Expansão Cultural de Ourinhos”, constituída em finais de 1938 com a finalidade dotar Ourinhos do curso secundário, foi extinta, nos moldes do que estipulava os seus estatutos, sendo transferido o antigo prédio para o patrimônio público estadual. 

Iniciava-se  uma nova era no ensino secundário em Ourinhos. 



Alguns dos primeiros professores do Ginásio Estadual "Horácio Soares"

Sobre este assunto acesse também: 


http://ourinhos.blogspot.com.br/2006/01/o-ginsio-de-ourinhos-o-primeiro-ginsio.html


http://ourinhos.blogspot.com.br/2011/12/sociedade-expansao-cultural-de-ourinhos.html





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.