NOSSA SENHORA APARECIDA DO VAGÃO QUEIMADO - 1954

Uma das paróquias de Ourinhos chama-se Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado.
A imagem venerada de Nossa Senhora Aparecida, foi encontrada no rescaldo de um incêndio havido em 1954, por conta do choque havido entre um caminhão tanque e um trem misto da Sorocabana. O choque pôs em risco toda a área adjacente próxima dos depósitos da Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro - Sanbra. Duas pessoas morreram carbonizadas.
Foram acionados bombeiros de São Paulo, que conseguiram controlar o incêndio após sete horas de trabalho estafante e perigoso. 
No último vagão, foi encontrada um imagem de Nossa Senhora Aparecida totalmente intacta e enrolada em panos.
A imagem permaneceu na Igreja Matriz durante muito anos. Em 1968, o vigário Arnaldo Beltrami decidiu doar várias imagens antigas, dentre elas a imagem de Nossa Senhora Aparecida, "sobrevivente" do incêndio de 1954.
O novo pároco, Osvaldo  Violante, assim que soube da história, lançou-se à procura da imagem, finalmente localizada em poder de uma família de Ipaussu. 
Retornando a Ourinhos que foi protegido pela imagem, hoje ela é a padroeira da paróquia que leva o seu nome, criada em 12 de outubro de 2001 e centro de romaria.
Meu pai, Francisco de Almeida Lopes,  esteve presente no local do acidente, e lá fez algumas fotos, das quais tenho somente estas duas.



Fonte da pesquisa - Jornal Debate.

Comentários

Thiago - Piraju disse…
Boa tarde José Carlos

Eu conheço a história de Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado. Muito interessante!

Você tem os recortes de jornal da época?

Thiago, obrigado pela visita. Eu não tenho os recortes citados.
Por que?
Thiago - Piraju disse…
Por vários motivos:

1º - Se houvesse recortes de jornal na época, enriqueceria ainda mais o texto.

2º – Eu sou devoto de Nossa Senhora e gosto de me aprofundar em todos os relatos de intercessão dela.

3º - Sou Catequista aqui em Piraju (turma de preparação para a Crisma) e eu contei a história de Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado para os meus Catequizandos no semestre passado. E com os recortes de jornal, eu poderia transmitir mais informações para eles.

4º – Eu cuido de 3 páginas da minha Paróquia no Facebook e gostaria de incluir estes recortes nas páginas. Nas 3 páginas há um álbum chamado “Álbum Mariano” e neste álbum eu incluo informações sobre Nossa senhora: Guadalupe, Lourdes, Aparecida, do Carmo e eu queria incluir informações sobre este episódio (ainda não tem).

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.