O CASAL HELENA ORSI E OVÍDIO PORTUGAL DE SOUZA

Helena Orsi e Ovídio Portugal de Souza, ela professora, ele médico, devem ter vindo para Ourinhos no alvorecer dos anos 1930. Decididos a se fixar na cidade , Ovídio realizou, em Ourinhos, o seu sonho de construir um prédio moderno que abrigasse uma clínica de olhos, ouvido, nariz e garganta, as suas especialidades.
Em dezembro de 1938, a construção estava totalmente concluída, tendo sido inaugurada a 20 de dezembro de 1938. 
Clique sobre as fotos



Foto do acervo de Estela Coppieters



A foto que existe da ocasião nos mostra o quanto foi concorrida a inauguração da clínica.
O jornal A Voz do Povo noticiou:
Constituiu notável acontecimento na vida da cidade a inauguração terça-feira ultima, 20 do corrente, do modelar estabelecimento de clinica de olhos, ouvidos, nariz e garganta com que acaba de dotar a nossa urbs o conceituado especialista Dr. Ovidio Portugal de Souza, nome que, aureolado de grande e justa reputação de ha muito transpoz os limites do nosso município, onde há varios annos vem exhaçando e dignificação a sua profissão. As solemnidades com que tão aupicioso acontecimento foi condigamente festejado, tiveram inicio pela manhã com uma missa em acção de graças no hall do magestoso edifício, na qual foi officiante o Revmo. Paroco, Conego Reis Mello. À tarde realizou-se a ceremonia da inauguração, a que antecedeu a benção do notável estabelecimento pelo Revmo Conego Reis Mello, sendo em seguida franqueada á visitação publica todas as dependencias da clinica recem-inaugurada, durante a qual os numerosos visitantes tiveram occasião de admirar as sóbrias e elegantes instalações providas do mais moderno aparelhamento scientifco. Atrahia tambem a attenção uma ampla bibliotheca, onde a par de autores nacionaes e das mais recentes publicações apparecidas em nosso Paiz e no extrangeiro se alinhavam em varias estantes trabalhos especializados dos mais renomados mestres da sciencia Hypocrates, franceses, ingleses e italianos. Aos presentes foi servida farta mesa de doce e bebidas, mostrando-se o casal Ovidio Portugal prodigo para para com todos da mais captivante gentileza, deixando a festa que decorreu num ambiente da mais requintada distinção, recordação das mais gratas e duradouras no espirito de quantos alli compareceram. Entre estes tivemos ensejo de notar, alem das figuras mais representativas da nossa sociedade, que em peso lá se reuniu, os nomes dos seguintes illustres visitantes, aqui chegados especialmente para assistir á inauguração: Raphael Orsi, Mario Orsi e senhora, Paulo Orsi, Ely Orsi Soares Ungria, Antonio da Corte Real e senhora, Bebe, Nely e Zizinho jPortugal de Souza. Por motivo ainda do advento que ora registramos recebeu o Dr. Ovidio Portugal, innumeros telegrammas e cartas de felicitações de São Paulo, Campinas,Itapetininga Tatuby, Avaré, Mandury, Oleo, Bernardino de Campos, Sta. Cruz, Chavantes, Ipaussú, Londrina, Salto Grande, Cambará, Jacarézinho. Palmital, Assis e Paraguassú. Congratulando-nos com o povo de Ourinhos pela realização de obra de tamanho alcance que muito significamente exprime o affecto e a dedicacão que o illustre clinico Dr. Ovidio, consagra á nossa terra, formulamos votos mui sinceros afim de que um explendido exito seja a merecida recompensa do ingente esforço que vem de realizar em pról do adeantamento da nossa terra, que em boa hora o elegeu condigno presidente da «Sociedade Amigos da Cidade.
Mulher dinâmica, foi professora do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, a primeira mulher a dirigir um automóvel e a primeira, juntamente com Maria Inês Camargo Pires a se candidatar à vereança, ambas pela União Democrática Nacional - UDN, em 1952.
Foi uma bela mulher, como mostra a sua foto de casamento.








Família Orsi1919


O primeiro álbum de Helena e Ovídio

Ovídio foi um bom fotógrafo, aspecto demonstrado nessas fotos que fez de Helena em casa.





 A primeira clínica

 Helena criança
 Ovidio na praia
Helena na praia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.