ÁLVARO FERREIRA DE MORAES, UM BENEMÉRITO

ÁLVARO FERREIRA DE MORAES, natural do Estado do  Rio de Janeiro, foi casado com Elvira Ribeiro de Moraes, mineira.
Por meio do amigo Benício do Espírito Santo (prefeito de Ourinhos de 1921-1923), soube da existência de terras boas no município. Comprou então duas fazendas; em 1917 a Boa Esperança e, em 1918, a Santa Maria, unindo-as numa só (Boa Esperança).
Em 1921, a família mudou-se para Ourinhos. Essas duas fazendas de café ficavam no limite norte da cidade.
Álvaro ficou pouco tempo em Ourinhos, tendo retornado a Juiz de Fora, em 1922. Em 1930, retornou e instalou-se definitivamente na Fazenda Boa Esperança, 
Faleceu em 21-9-1942.
Com o falecimento do pai,  os filhos resolveram lotear as terras, abrindo a denominada Vila Moraes.
Por meio de casamentos as famílias Moraes e Sá se entrelaçaram.
Metodista, Álvaro Ferreira de Moraes, foi o responsável pela 
criação da Igreja Metodista de Ourinhos.
Foi o doador do terreno para a construção da Santa Casa de Misericórdia.
O casal teve 14  filhos: os homens, Rubem, Silas, Paulo, Jorge, Álvaro (Vico) e dois que morreram crianças (Eli e Jorge) e as mulheres.  Jenny (casada com Olavo Sá); Else (casada com Silas Sá), Esther (casada com   Mocyr de Mello Sá); Judith,  Noeme (morreu solteira) e Elvira, a única dos irmãos ainda viva.  


Foto da família Moraes na fazenda Boa Esperança, em 1937.



Nesta foto, por ocasião da entronização de uma foto de Álvaro Ferreira de Moraes numa dependência da Santa Casa (29-12-1946), vemos o casal Paulo Moraes, a esposa Mirian D'Affonseca (professora de educação física do Ginásio Estadual Horácio Soares) e o filho Flávio;  Antônio Luiz Ferreira; Domingos Camerlingo Caló (vereador), Telesphoro Tupiná (vereador) e o fotógrafo Frederico Hahn.


In "A Voz do Povo", 4-1-1947)

O jornal " A Voz do Povo", de 26-9-1942,  publicou :

Falecimentos


Alvaro Ferreira de Morais 


Em sua propriedade agrícola Boa Esperança, neste município, faleceu dia 21, segunda-feira p. passada, ás 2 horas, aos 64 anos de idade, o sr. Alvaro Ferreira de Morais, deixando viuva a exma. sra. d. Elvira Ribeiro de Morais, sendo chefe de numerosa e distinta familia, representada por filhos, genros, nóras, netos irmãos e sobrinhos, a maioria da qual aqui ramificada e domiciliada. 
O extinto, que residia ha muitos anos em Ourinhos, era muito estimado pela retidão de seu carater e belas qualidades filantrópicas. O enterro foi realizado no mesmo dia,tendo saido o corpo do Templo Evangélico Metodista, após o oficio religioso, sendo grande o acompanhamento. Ao baixar o corpo á sepultura, falaram os srs. dr. Hermelino de Leão, prefeito municipal, revndo Manoel Alves de Brito e Américo Granato que exalçaram as virtudes do morto. Pezames á familia enlutada. 

Esta página teve  uma entrevista de Rubem de Moraes ao jornalista Jefferson Del Rios Vieira Neves, in Ourinhos: memória de uma cidade paulista - 1992 p. 143-148 e  em informações prestadas por Flávio D'Afonseca Moraes.







Comentários

Noel disse…
O túmulo do senhor Álvaro Ribeiro de Moraes é vizinho ao jazigo da minha família. Na sua lápide leio com frequência um extenso epitáfio que dá bem a dimensão do perfil daquele homem. O senhor Narcizo Migliari, capitão da indústria que leva o nome da família, dizia, enquanto eu engraxava os seus sapatos, que o senhor Álvaro foi a pessoa mais honesta que conheceu - na época da guerra teria transferido todos os seus bens para o nome do amigo. Pós guerra, livre do confisco, por ser italiano, teve todo o seu patrimônio de volta. No campo social, dizia que um amigo ou político, quando o procurava para lhe confiar algum segredo, logo recomendava: "não me conte, eu não sei mentir, se alguém me perguntar . . . " Sua relação com a Igreja Metodista, sempre foi de seguidor de seus preceitos 'o "Salão da Boa Vontade" - existente nos fundos da Igreja Metodista, foi uma doação dele - segundo comentários malévolos produziu um impasse entre os filhos, particularmente o Rubem que era contra a doação. Uma história de vida e realização que merece uma biografia fiel - para que possamos conhecer com
detalhes esse exemplo de vida. Noel Gonçalves Cerqueira - "Canto das Siriemas" - Jacarezinho - PR
Obrigado, Noel, pela informação importante.
Abraço.
José Carlos
Para mim o túmulo do senhor Álvaro Moraes é o mais bonito do cemitério.
Elegantemente simples.
José Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.