A SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO DE OURINHOS


A quase octogenária  SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO DE OURINHOS é uma das mais importantes instituições beneméritas de Ourinhos.
Segundo Eitor Martins, em seu livro MINHA VIDA - MEUS AMIGOS - MINHA CIDADE Resgatando nossa história...,   a criação da Sociedade  Vicentina deu-se por uma iniciativa do Monsenhor Córdova, em 29 de janeiro de 1936, contando inicialmente com 12 membros.

Em 22 de julho de 1956, a Sociedade fundou o Asilo São Vicente de Paulo, com a finalidade de abrigar idosos desamparados, tendo sido convidada para administrá-lo religiosas  da Congregação das Irmanzinhas dos Anciãos Desamparados, ordem    fundada por Santa Teresa de Jesus Jornet, na Espanha em 1873.

A denominação do Asilo ourinhense hoje é Lar Santa Tereza Jornet.

Meu padrinho de Crisma, Benedito Monteiro, na época contador da São Paulo-Paraná,  foi um dos fundadores da Sociedade. Eu me recordo da sua dedicação a essa instituição que lhe era muito cara.

No acervo de meu pai há esta foto de sua autoria, por ocasião de uma visita de um político paulista ao "Asilo", em finais dos anos 1960.






Da esquerda para a direita: Benedito Monteiro, Tomás Lopes,  Vadih Helou, deputado e ex presidente do Coríntians, o presidente da Câmara Municipal de Ourinhos, vereador João Newton César, o professor Luciano Corrêa da Silva, Armando Jardim, proprietário do Empório Jardim, na Rua Paraná e o proprietário da loja "Pescaça", Cândido Jacinto Lopes, também na Rua Paraná.

Atrás o filho de Benedito Rodrigues da Cunha, comerciante da Rua Paraná e um rapaz que não consegui identificar.

A VOZ DO POVO, 7-9-1940

VILA SÃO VICENTE
Domingo, l.o do corrente, realizou se o lançamento da pedra fundamental da Vila S. Vicente em terreno para esse fim generosamente doado pelo Snr. Horácio Soares, dd. Prefeito Municipal e pelo abastado fazendeiro Snr. Manoel Rodrigues Martins.
A’ ceremonia, compareceram elementos do mais destacado relêvo no seio do nossa sociedade e grande multidão de povo, estando a «Voz do Povo» representada pelo snr. Reynaldo Azevedo. Após o benzimento efetuado pelo Revmo. Conego Miguel dos Reis Mello, vigário da Paróquia, fez uso da palavra o nosso colaborador José Gondim Gomes de Mattos, presidente de uma das conferências vicentinas locais, o qual endereçou aos católicos de Ourinhos instante apêlo no sentido de concorrerem com a sua generosidade para a realização de obra de tão grande alcance, qual seja a da construção de um abrigo para os pobres, Atendendo á solicitação feita, enviaram donativos as seguintes pessoas, ás quais os
vicentinos, em extremo sensibilisados, profundamente agradecem:
Benedito Monteiro, CândidoBarbosa Filho, Rodopiano
Leonis, 50$ cada um; Antonio Luiz Ferreira, 30$; Carlos
Masi, Carlos Rodrigues, Prof.Constantino Molina, Prof. José
Augusto de Oliveira, Fco.José Arruda Silveira, 20$ cada
um.

FOTOS ATUAIS DO LAR SANTA TEREZA JOURNET






Comentários

JOSE RUBENS disse…
o politico paulista era Wadi Helou
que foi presidente do Corinthians
abs
JOSE RUBENS
Obrigado, Rubinho. O rosto me era familiar, mas...
abs.
José Carlos
Noel disse…
Reconhecimento ao Nilo Ferrari - homenagem à sua filha Nilza, que sempre aparece por aqui - que por décadas tocou o Asilo São Vicente de Paula. Acho que é estamos falando da mesma instituição. No período suas instalações ( prédios e capela ) foram melhoradas e atendia um grande número de anciões. Ourinhos deve esse tributo ao Nilo e outros tantos! Religioso, como era e imbuído e espirito altruísta, merecia estar na foto de formação da irmandade.
Noel, essa foto não é a da formação da entiodade e sim de um momento de sua vida.
Sei o quanto Nilo foi importante no auxílio a inúmera entidades religiosas e dei o devido crédito a ele por isso em duas ou três publicações que devem ter passado despercebidas.
Obrigado pela lembrança.

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.