HOMENAGEM AOS PROFESSORES E PROFESSORAS OURINHENSES

Em 15 de outubro comemora-se o DIA DO PROFESSOR.
Ao longo de meus anos escolares, quase vinte e cinco,  muitos foram os professores e professoras que tive , em Ourinhos e em São Paulo. De todos (as) guardo muitas lembranças boas. 
Por meio de algumas fotos de meu arquivo, homenageio aqui os  professores e professoras pelo seu dia.

 Esta foto é de 1938, trata-se da classe do 3º ano primário do Grupo Escolar de Ourinhos, regida pelo pelo professor Laudelino, um dos grandes melhores professores. Um de seus alunos, nesse ano, veio a ser meu professor na Escola Técnica de Comércio, Carlos Nicolosi (o penúltimo a direita). Na primeira fileira (sentado à direita) está meu tio Herculano Neves, bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. 



Professores e professoras da primeira turma do curso normal do Ginásio de Ourinhos. Foram identificados:
João Batista de Medeiros - diretor, Nilda Leonis, Edite Leonis (Trabalhos Manuais), Norival Vieira da Silva, (História da Educação), Jorge Herkrath ( Matemática e Estatística), Mardegan (Sociologia), Ilia Leonis (Psicologia e Pedagogia),  Aracy Steiner (Música) e Edera (Biologia).


Temos aqui duas professoras do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá: Maria Auxiliadora Ramos Pompéia e Dalila de Souza. A foto é de 1958 (ao lado delas acha-se o drº Ortésio, dentista do Grupo). Nesse estabelecimento,  fui aluno de Adelaide Pedroso Racanello, Lourdes Madeira Simões, Jandira Madeira,  Luiza Scatamburlo Carrara e Ana Dora de Almeida. 
Nesta foto  da minha formatura ginasial (1962), vemos  (da direita para a esquerda) o professor Luiz Cordoni, que foi diretor do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, o professor Norival Vieira da Silva, um dos meus professores de história do IEHS, o professor Mário Ferreira, (Matemática - IEHS), irmã Celestina, professora do Colégio Santo Antônio e Felipe Dimants, meu professor de Inglês no IEHS. O  diploma foi entregue pelo drº Salem Abujamra, Inspetor Federal de Ensino em Ourinhos. 


 Nesta foto de 1961, vemos a professora Hermínia Vicentini Soares, viúva de Horácio Soares, professora e diretora do Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá, conversando com o Secretario de Estado da Educação,  Luciano Vasconcelos de Carvalho e Rafael Orsi Filho, diretor do IEHS, por ocasião da inauguração do novo prédio.

"A Voz do Povo", junho de 1944






Inês Souza Leal, uma das alunas da primeira turma de normalistas de Ourinhos e professora dos Grupo Escolares Virgínia Ramalho e  Jacinto Ferreira de Sá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.