CELESTINO BÓRIO E A ZYS-7 RÁDIO CLUBE DE OURINHOS

No dia 20 de novembro de 1948, Ourinhos dava mais um passo progressista com a inauguração de sua primeira emissora de rádio, a Rádio Clube de Ourinhos, ZYS-7, a "Rainha do Vale do Paranapanema". Era o primeiro ano da gestão do prefeito Cândido Barbosa Filho, que dera início ao tão almejado calçamento da cidade.

Foto da Praça Melo Peixoto em 1950 por Francisco de Almeida Lopes. Ainda se vê, nos postes e lixeira,  a  propaganda eleitoral da eleição de 1950, na qual saiu vitorioso o candidato a governador Lucas Nogueira Garcez.

Conforme relatava o semanário "A Voz do Povo", a iniciativa devia-se " ao gênio batalhador de Celestino Bório Júnior, coadjuvado pelos srs Antônio Luiz Ferreira e Domingos Camerlingo Caló" (os únicos acionistas, segundo "A Voz do Povo, de 3/4/1948", eram Celestino Bório Júnior, Antônio Luiz Ferreira, Domingos Camerlingo Caló, Frederio Platzeck e Joaquim Quadros Filho e Jacinto Cunha).
A inauguração deu-se às 12 horas "nos altos do prédio nº 58 da Rua Antônio Prado". Na ocasião, falou um dos diretores da rádio, Antônio Luiz Ferreira, historiando "o movimento encabeçado por Bório Júnior". Fez também uso da palavra o promotor público da Comarca, drº Alcebíades Luiz Bianco. Em seguida, foi oferecido aos presentes um coquetel.
Às 20 horas, no salão do Grêmio Recreativo de Ourinhos, ocorreu a inauguração oficial da emissora. Nessa ocasião, Bório fez uso da palavra. Em seguida, teve início um show que contou com a participação de elementos das rádios de Jacarezinho, Avaré e do "cast" local da ZYS-7". Após o seu término,  teve início um baile "abrilhantado  pelo Regional ZYS-7, comandado pelo popular Chiquinho".
A torre da emissora foi instalada "nos altos da Vila Sandano", tendo cinquenta metros de altura.
O primeiro locutor da rádio ourinhense foi  Jairo Teixeira Diniz, recém falecido, sob o pseudônimo de Norton Cunha.
Abaixo, na foto de 1950 por Francisco de Almeida  Lopes, vemos o prédio "Beibe" (no térreo funcionava a loja "Casa Beibe") onde instalou-se a "Rainha do Vale do Paranapanema.


Nesta outra foto de 1948, vemos Celestino Bório Júnior, que é o segundo, da direita para a esquerda, o primeiro é o drº Salem Abujamra, inspetor federal de ensino. O quarto, trajando um terno claro, é o prefeito Cândido Barbosa Filho, seguido pelo juiz de direito da Comarca, Antônio da Rocha Paes. Atrás de Bório vemos Antônio Luiz Ferreira, que foi prefeito de Ourinhos (1959-1963).  



Comentários

NewtonC disse…
José Carlos, suas notas são um retrato vivo de acontecimentos marcantes de Ourinhos. É um ótimo trabalho de preservação da memória ourinhense. Parabéns!
Obrigado pela visita e comentário;
Abraço.
José Carlos

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.