PROFESSOR JOSÉ MARIA PASCHOALICK, PREFEITO DE OURINHOS



Nesta foto, Paschoalick está à direita,  no novo coreto da Praça Melo Peixoto.
Autoria: Francisco de Almeida Lopes.
A aluna Marisa Ferreira Batista, tendo ao seu lado o pai Antonio Ferreira Batista (gerente do Banespa) recebe o diploma do curso primário, em dezembro de 1954, das mãos do diretor José Maria Paschoalick.
Outro flagrante da entrega do diploma a Marisa, no qual se vê à esquerda a profª Dalila S. Souza. 

Desde criança, guardo simpatia para com o prefeito José Maria Paschoalick (1956-1959). Quais seriam as razões? Talvez porque tenha sido de suas mãos que recebi o meu diploma do curso primário,  realizado no Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá (1958). Muitos anos depois, os problemas que enfrentou logo após o golpe de 1964 (chegou a ser aposentado compulsoriamente como professor da rede estadual) devem ter contribuído também para isso.
Ele foi professor e diretor do Grupo Escolar Jacinto ferreira de Sá´("Grupão"). Sua vinda para Ourinhos deve ter ocorrido em finais dos anos 1930.
Pela leitura das páginas de "A Voz do Povo", percebe-se que era um homem dinâmico, envolvendo-se em atividades outras que não a do cotidiano de um professor do ensino primário.

Em 1º de setembro de 1940, um grupo de jovens ourinhenses partiu  em direção ao rio Paraná até o porto de Guaíra, na divisa com o Paraguai. Os participantes dessa expedição, denominada “Bandeira de Ourinhos”, tinham como objetivo estudar as riquezas do Brasil desconhecido. Chefiava-a o profº José Maria Paschoalick,  O percurso foi feito por canoa seguindo as margens do rio Paraná.
Meu pai deve ter acompanhado a saída desse grupo, pois recordo-me de algumas fotos do grupo em um de seus álbuns, infelizmente somente restou o negativo da foto abaixo.
O retorno dos “bandeirantes’ ocorreu no dia 27 de setembro, ocasião em que foram recepcionados à noite, no “largo do jardim”, com um comício público no qual falaram o prefeito Horácio Soares, o profº José G. de Matos, do ginásio local e, em nome de Salto Grande, o jornalista Miguel Farah. Pela “Bandeira”, agradeceu o professor Paschoalick (fonte - "A Voz do Povo", 28-7-1940) 
Ainda nos anos 1940, Paschoalick foi secretário do Sindicato dos Ferroviários, o que  deve  lhe ter assegurado muitos votos nesse meio quando candidatou-se a prefeito  em 1955.  Há manifestações positivas na imprensa a respeito do excelente trabalho que desenvolveu nesse sindicato.
Sua gestão foi marcada por uma forte oposição da União Democrática Nacional - UDN - local. Uma leitura de páginas  de alguns exemplares do "Diário da Sorocabana",  durante a sua gestão, dá mostra disso.
Apesar de  muito criticado pela iniciativa, levou adiante a construção do Ginásio de Esportes de Ourinhos, em 1958, ano em que se deu  também a inauguração da nova Praça Melo Peixoto.
Durante a sua gestão, a Câmara Municipal de Ourinhos achava-se na sua 3ª legislatura, e teve a seguinte composição:

1956 a 1959   (3ª. Legislatura)
  1. Abrahão Abujamra (Presidente 1956/1957)
  2. Aimoré Ferreira
  3. Alberto Santos Soares
  4. Américo Botelho Vieira
  5. Aparecido Gonçalves Lemos
  6. Dalila S. Souza
  7. Domingos Camerlingo Caló
  8. Esperidião Cury
  9. José Del Ciel Filho (Presidente 1958)
  10. José Domingues da Costa
  11. Manoel Teodoro de Mello
  12. Oriente Mori (Presidente 1959)
  13. Osvaldo Egydio Brizola
  14. Paulino dos Santos
  15. Reinaldo Azevedo
 
Foi seu líder na Câmara Municipal,  o jovem Alberto Santos Soares (Bertico), um dos filhos de Horácio Soares. Pela análise que faço dessa composição da câmara, acredito que Paschoalick  nela contava com  maioria.
Pesquisando na web encontrei um artigo ("Jornal da Cidade" - Ribeirão Preto) do qual deduzo que a família tenha se radicado em Ribeirão Preto. Nesse artigo ( "Jonas carrega no sangue o "legado da luta" http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,938025,Jonas+carrega+no+sangue+o+legado+da+luta.aspx encontramos notícia sobre o filho (José Maria)  e um neto do prefeito Paschoalick.  
Houve duas homenagens públicas a Paschoalick em Ourinhos. O ginásio de esportes que ele construiu leva o seu nome e também uma escola estadual,  a Escola Estadual José Paschoalick ( LEI N. 4.921, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1985).


Comentários

Unknown disse…
Estudei na EEPG prof. José Maria Paschoalick naquela época...período de 1991 a 1997.... Muita saudades ficaram professores q marcaram minha vida minha formação....minha primeira professora em 1991 primeira série, professora Maria Augusta...depois na 2 e 4 serie prof. Adilson Fuzetto q ja faleceu. Na época o diretor era o Passinho...Tantas pessoas amizades....as festinhas então....festa junina dançar quadrilha....que saudades. Atualmente moro em Santa Catarina. Raramente vou até Ourinhos....quando da certo passo na frente .....ai que tempo bom...que nao volta mais.
Minhas amigas e amigos daquela época...jamais vou esquece los.
Obrigada a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.