JOÃO ABUJAMRA - O JOÃOZINHO DA "NOSSA CASA"

Seu João partiu. Era dos comerciantes mais antigos de Ourinhos,  estabelecido no ramo de tecidos na Avenida Jacinto Sá com Antônio Prado - a NOSSA CASA.
Era filho de Ibrahim Abujamra.
Sua loja tinha um diferencial na qualidade dos tecidos. Minha mãe sempre que desejava algo diferenciado  em matéria de tecido  ia no"Joãozinho", seu colega de  escola.
Há alguns anos, já doente, fechou a loja.
Gostava de escrever contos e poesias que podem ser encontrados nas páginas do jornal "A Voz do Povo" de final dos anos 1930 e inícios dos anos 1940.
Transcrevo aqui, o início de um desses contos, denominado "A lenda das pedras verdes"que pode ser lido na edição de 27 de janeiro de 1940:

"Nem as leves brisas do norte, nem a face da terra, poderá dizer ao aventureiro heroico e audacioso que percorreu e percorre as imensas florestas chamadas com razão o mar verde do Brasil, o lugar onde existiu a famosa serra das esmeraldas, realidade de Azeredo e sonho fascinador de Fernão Dias.
Nada!...nada, senão a desolação e a morte nessas paragens cobertas de verdes palmares, que a tradição histórica cita com verdadeiro assombro e que a alma popular aceitou como verídica e passou-a de geração a geração.
".....".
Há uma página neste blog com o depoimento de João sobre Ourinhos;
http://ourinhos.blogspot.com.br/2012/04/depoimento-de-joao-abujamra.html

À família de João Abujamra nossos sentimentos.

Comentários

waldemar pelegrino disse…
Sou filho de Antonio Pelegrino Robles, na minha infancia passamos os finais de semanada da do tio Fraquito e tia Rosa, e aos domingos iamos a missa, meu email controlssa@yahoo.com.br, que quiser mande-me email a respeito

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.