MISTUGUI CANDA




Clique sobre a foto



Amigos de estatura mediana postaram-se  para uma foto ao lado de outro de elevada estatura. Os dois à direita eram empregados do escritório da Companhia Ferroviária São Paulo Paraná ( o segundo é meu pai Francisco de Almeida Lopes, o quarto e mais baixo é Mistugui Canda. A foto é de finais dos anos 1930.
Mistugui era da família Canda (uma das mais antigas de Ourinhos),  pertenceu às fileiras do Integralismo da cidade no final dos anos 1930, foi um dos primeiros congregados marianos e fez parte da 2ª Legislatura da Câmara Municipal de Ourinhos (1952-1955). Foi casado com Jandyra Galvão. O casal montou um bazar na Rua Expedicionário, esquina com São Paulo, existente até hoje - o famoso Bazar da Janda, atualmente sob o comando de uma filha, Simone (casada com Mauro Kimura), minha contemporânea no Grupo Escolar Jacinto Ferreira de Sá. Outro filho do casal foi o jornalista Josué Galvão Canda (1960-2011).
Jandyra era irmã de Jorge Galvão, também empregado da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, que foi casado com dona Amélia Simões, filha do "Chico Manco" (Francisco Simões); a  outra filha era a saudosa dona Belarmina, casada com Quinzinho Leal.
Foto de autoria desconhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

A FAMÍLIA ABUCHAM

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.