DRº LUIZ MONZILLO

Minha memória do drº Luiz Monzillo está  associada à bela e confortável clínica de saúde que ele instalou onde antes clinicava o  drº Pena, médico que se mudou de Ourinhos. Isso foi por volta de finais dos anos 1940. 
Vindo de Votorantim, onde nascera em 1917,  havia estudado medicina no Rio de Janeiro, local onde  se formou em 1941.
Veio para Ourinhos em dezembro de 1943, após ter feito dois anos de residência em ginecologia/obstetrícia. Segundo conta sua filha Ana, após quatro meses da instalação do consultório, este estava sempre lotado. Montou também em finais dos anos 1940,  um laboratório de exames juntamente com o drº Monteiro.
Empreendedor, logo teve a primeira ambulância da cidade. Ansioso por um espaço para realizar cirurgias, comprou a antiga clínica do drº Pena na Expedicionário esquina com Cardoso Ribeiro, a qual ampliou dotando-a de sete dormitórios, centro cirúrgico, sala para curativos, com alas para pediatria e maternidade.
Bastante humano, era muito estimado pelos colegas de profissão e  pelos milhares de pacientes que passaram por seu consultório e hospital. Foi uma figura marcante no meio ourinhense, em todas as camadas sociais.
A foto que vemos nos mostra, provavelmente, a ocasião de seu aniversário, nos anos 1950. Sentado, com o cálice à mão, está ladeado por sua irmã, cunhado e sobrinho.

Clique sobre a foto.


Foto cedida por Ricardo Abucham, a quem agradeço.


 

Ao se falar do drº Luiz Monzillo e sua clínica, não há como deixar de fazer referência a Tereza Leide, a enfermeira dedicada que o acompanhou no seu trabalho diário por tantos anos. Fica assim registrada a memória dessa enfermeira exemplar,  incorporada à história de Ourinhos.
A foto de Tereza foi publicada originariamente por Wilson Monteiro, cujo depoimento a seu respeito transcrevo abaixo:
"É com muito carinho que faço aqui uma homenagem a Tereza Leide,hoje com 91 anos e que foi sempre um grande exemplo de dedicação `a essa nobre profissão que é a enfermagem. Em Março de 1965, na madrugada de uma terça feira de carnaval, ela ajudou à trazer ao mundo o meu filho mais velho. Só ela e sua colega Eva, já que o Dr.Luiz Monzillo estava ausente, fizeram um atendimento perfeito que merecerá para sempre o meu reconhecimento.Meu eterno Deus lhe Pague ! "
01/04/2010 Publicada por Wilson Monteiro


Comentários

Wilson Monteiro disse…
Bela foto José Carlos e boa lembrança,pena até agora o Dr.Monzillo ainda não ter o seu nome lembrado como nome de alguma rua em Ourinhos.
Obrigado também pela referência a minha publicação.
Grande abraço,

Wilson
Antonio Ferreira Batista disse…
Caro Amigo José Carlos, boa noite!

Gostei de ler seu relatório sobre dr. Luiz Monzillo, de quem eu e a família fomos clientes.
Guardo dele, saudosas lembranças! Grato pela remessa.
Abraços
Ferreira
Caro Wilson, eu também há muito tempo comento esse fato de ele não ter uma rua em seu nome. Não somente ele como outros médicos importantes em Ourinhos também, para citar apenas um, o drº Bessa
Abraço.
José Carlos
Olá Zé Carlos, nasci na maternidade dele, e sou amigo do filho dele, estudamos juntos Arquitetura em Santos, somos amigos. Na foto tive a alegria de ver minha avó, mãe de meu pai, a dona Nenza e o padastro do meu pai, que foi o avô que conheci o Astolfo que era gerente da CARGIL (casal sentado a esquerda da foto)

Esta foi uma boa lembraça dos meus saudosos avós...

Postagens mais visitadas deste blog

A FAMÍLIA ABUCHAM

7 - A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS: O EXTERNATO RUI BARBOSA.

OURINHOS 100 ANOS DE HISTÓRIA - 2 - A primeira década: os imigrantes e a expansão inicial da cidade.